Cancelamento

Se você pensou em cancelar sua assinatura, listamos abaixo algumas possibilidades. Sugerimos também que veja a agenda das próximas atividades, pois temos percebido que é muito comum as pessoas cancelarem e logo pedirem para voltar.

“Estou sem tempo” ou “Não estou aproveitando como gostaria”

Às vezes romantizamos o que seria praticar e se transformar. Evitamos reconhecer a riqueza de nossa condição atual e sonhamos em começar depois: “Preciso só me organizar melhor para depois enfim começar a…” Muitas vezes o que chamamos de “falta de tempo” é apenas confusão de prioridades. Sobre isso, recomendamos assistir a esse curto vídeo: “Tô sem tempo!”.

Se você vê benefícios, mas sente que está sem tempo ou não está aproveitando como gostaria, você pode cancelar ou seguir oferecendo a contribuição mensal. Se quiser seguir oferecendo, você segue com acesso para aproveitar à vontade quando puder e também pode presentear alguém por um tempo (sem ter um valor a mais por isso). Você pode escolher alguém próximo que visualiza aproveitando ou deixar que a gente ofereça quando alguém nos escrever com dificuldade financeira e disposição genuína de participar.

O valor da assinatura não é apenas algo que pagamos em troca de um benefício pessoal, mas algo que oferecemos com alegria para apoiar a existência de um espaço como esse, que estimula a transformação de muitas vidas. Naturalmente, aproveitamos mais em um mês, menos em outros, mas há pessoas que seguem apoiando de modo constante, se sentindo parte do processo. Visualizamos o lugar como um laboratório para experimentar como uma comunidade pode se ajudar mais diretamente, sem precisar de publicidade, grandes corporações etc.

“Estou passando por dificuldades financeiras”

Nossa motivação é estimular a continuidade do processo de transformação. Grana às vezes oscila, tempo, interesse e nível de envolvimento também, mas isso não deveria ser critério para pararmos esse processo. Então, se você está com dificuldade financeira e têm interesse em seguir praticando como for possível, é só pedir: nós cancelamos sua cobrança, você segue participando e agradece a todos os outros participantes que estão possibitando isso.

Esse é um modo de aproveitar até mesmo esse funcionamento mais burocrático para experimentarmos outra forma de viver e nos relacionar. O lugar não é uma corporação como a Netflix, então podemos manter esses laços humanos além do processo financeiro.

Depois, quando estiver em outra condição (e às vezes a vida gira rápido), você pode voltar a oferecer e apoiar o lugar.

Ter disposição para se transformar é mil vezes mais raro do que ter dinheiro. Dinheiro muita gente arranja, mas não é fácil encontrar uma pessoa curiosa em relação ao mundo interno, com um desejo genuíno de ganhar clareza e ajudar os outros. Tanto é que desde o começo do lugar, em conversas por email, nós demos essa possibilidade da pessoa seguir praticando sem pagar nada. É só pedir. E quase ninguém pede — ou seja, às vezes o motivo “dificuldade financeira” esconde outro processo mais sutil.

“Não vi benefícios e apenas quero sair”

Se você não sentiu conexão com as práticas ou simplesmente não quer participar nem apoiar outra pessoa, faremos o cancelamento em até 72h. Se você puder contar o motivo da sua decisão, agradecemos: isso nos ajuda a tornar o processo inteiro melhor. Nós aprendemos com esses casos, então estamos abertos se quiser compartilhar alguma sugestão ou crítica.

Mudança de valor

Se você entrou no lugar antes de mudarmos para o valor atual, não se preocupe: o valor antigo seguirá o mesmo, não muda pelos próximos meses e anos, indefinidamente. Porém, se você cancelar agora, o sistema interromperá a assinatura e gerará outra assinatura com o valor maior quando você quiser retornar.

O lugar é uma empresa bem pequena (somos seis: Gustavo, Lia, Eduardo, Isabella, Daniel, Fábio, Murilo e Geovana). Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho.

Agora é só nos escrever!

Por favor, conte qual dessas possibilidades você deseja: coordenacao@olugar.org