SIM 2026: Intensivo online para sonhar outro mundo
A partir de 2 de fevereiro, encontros ao vivo com Thupten Jinpa, Lama Karma Tartchin, Sidarta Ribeiro, Christiana Figueres e Jout Jout (Julia Tolezano) — comece o ano ouvindo seres visionários e meditando em comunidade!

“Dizer não às más ideias e aos maus atores simplesmente não basta. O mais firme dos nãos tem de ser acompanhado por um sim ousado e visionário — um plano para o futuro que seja crível e atraente o suficiente para que um grande número de pessoas se movimente para vê-lo realizado. O sim é o farol nas tempestades por vir que vai nos impedir de perder o rumo. Acima de tudo, essa visão precisa oferecer àqueles que estão sofrendo — com a falta de emprego, de assistência médica, de paz e de esperança — uma vida tangivelmente melhor.”
—Naomi Klein (no livro “Não basta dizer não”)
Em 2019 organizamos a primeira edição do intensivo SIM. A resposta das participantes foi tão forte que entendemos a necessidade de organizar esse intensivo anualmente. Desde então convidamos mais de 40 grandes seres para nos orientar no comecinho do ano. As gravações são vistas até hoje, os encontros foram imediatamente transcritos pela comunidade, desaguaram em práticas e acabaram se desdobrando em muitos processos.
Agora faremos a oitava edição do SIM, dessa vez com Thupten Jinpa, Lama Karma Tartchin, Sidarta Ribeiro, Christiana Figueres e Jout Jout (Julia Tolezano) para nos orientar por várias semanas de estudo e prática. Em suas vidas e em seus trabalhos, todos manifestam a atitude visionária e propositiva que o Brasil e o mundo tanto precisam.

O SIM começa dia 2 de fevereiro de 2026. Será on-line, com cerca de 900 participantes de todos os estados do Brasil e de mais de 20 países. Veja abaixo como será e comece o ano imaginando e praticando em comunidade.
Um outro mundo é possível
Observe a quantidade de tempo que perdemos repercutindo tudo o que vemos de errado no mundo: falas absurdas de políticos, notícias de problemas uns piores do que outros, mais uma violência ou injustiça, mais um exemplo de corporação destruindo a vida… Sem querer, ficamos impotentes diante de uma confluência de crises. Deixamos que a notícia do dia sequestre nossas conversas e defina nossos movimentos. Quando os problemas se intensificam, nossa reação habitual é reclamar e nos juntar pela oposição, apontando culpados e inimigos. Isso quando não “ligamos o foda-se” e tentamos só buscar algum sucesso pessoal.
E se a gente começar a afirmar outra coisa? Em vez de apenas combater monstros e problemas, e se olharmos para a nossa própria bondade e criatividade? E se fortalecermos ainda mais nossas qualidades positivas, sonhos, visões amplas e relações? E se trocarmos desespero por compaixão, medo por alegria, autointeresse por comunidade?
“Somos muito bons em fazer as pessoas se revoltarem. Um dos desafios que a gente tem agora é fazer as pessoas voltarem a acreditar que um outro mundo é possível.”
—Orlando Calheiros
É hora de retomar nossa dignidade. É hora de desbloquear nossa imaginação para expandir os limites do que hoje parece possível. É hora de dizer sim para um outro mundo. Se não deixamos nossa visão ser aprisionada, a vida ser rebaixada e as conversas serem pautadas externamente, somos muito mais poderosos do que parecemos. Como diz o lama Alan Wallace, esse mundo precisa ser chacoalhado. E calhou de ser por nós! Quem mais poderia chacoalhar o mundo?
O que vou aprender no Intensivo SIM?
É uma alegria presenciar como os encontros do SIM acabam orientando a vida dos participantes do lugar. Eis algumas das transformações que temos percebido em nós durante e depois de cada encontro e manhãs de silêncio durante o SIM:
- Ficamos mais vivos: criativos, fortes, sensíveis e revitalizados.
- Desbloqueamos nossa capacidade de imaginar outros mundos e outros modos de viver.
- Nossa visão fica mais vasta: a interdependência por trás de nossos problemas se torna mais clara, o que imediatamente abre possibilidades de transformação.
- Ganhamos muitas referências aplicáveis em qualquer tipo de trabalho — não só novas palavras e teorias, mas modos de olhar e de se relacionar.
- Expandimos nosso coração e nos sentimos mais juntos e amigos dos outros, algo essencial para nos organizarmos em comunidades.
“Deixe algum espaço no seu coração para o inimaginável.”
—Mary Oliver
Quando começa e como será?
Os encontros do SIM 2026 começam dia 2 de fevereiro e seguem até 16 de março, sempre às segundas (com exceção do encontro com Sidarta Ribeiro, que será terça), das 19h30 às 21h, no horário de Brasília. Tudo acontece via Zoom, mas não é necessário participar ao vivo, pois deixamos todas as gravações em uma página especial, incluindo:
- gravações dos encontros (em áudio e vídeo)
- meditações guiadas (gravadas nas manhãs de silêncio que conduzimos de segunda a sexta a cada semana)
- práticas sugeridas para o cotidiano
- materiais de apoio
- espaço de relatos
Convidamos grandes seres para imaginar conosco e sugerir práticas!
Ficamos muito honrados com cada “Sim” que recebemos ao convidar esses grandes professores. Agradecemos cada participante do lugar que torna possível fazermos esses convites em nome de toda uma comunidade.

Thupten Jinpa
Thupten Jinpa nasceu no Tibete em 1958 e foi formado como monge na tradição tibetana, recebendo o grau de Geshe Lharam no Shartse College da Universidade Monástica de Ganden, no sul da Índia. É bacharel em Filosofia e doutor em Estudos Religiosos pela Universidade de Cambridge.
Desde 1985, atua como principal tradutor e intérprete em inglês de Sua Santidade o Dalai Lama, tendo colaborado na tradução e edição de diversos livros, entre eles A arte da felicidade e Ética para o novo milênio. É autor de Um coração sem medo e um dos principais tradutores da série The Library of Tibetan Classics.
Jinpa é professor adjunto da Universidade McGill, em Montreal, fundador e presidente do Institute of Tibetan Classics e membro central do Mind and Life Institute. Após 14 anos como presidente do conselho, em 2026 passou a atuar como Presidente Emérito do Conselho. Também foi o principal autor do programa Compassion Cultivation Training (CCT), desenvolvido na Universidade Stanford em 2009. Vive em Montreal, no Canadá, com sua família.
Estamos incrivelmente felizes com este encontro. O tema será altruísmo, bodhichitta e o caminho do bodhisattva, e a tradução será da querida Jeanne Pilli!

Lama Karma Tartchin
Lama Karma Tartchin nasceu em 1965 e começou sua jornada no budismo tibetano em 1989. Em 1998, recebeu instruções de Mahamudra de seu lama-raiz, Guru Vajradhara 12º Chamgon Kenting Tai Situ Rinpoche. Em 2000, ingressou em um retiro de 3 anos e 3 meses sob a orientação de Khenpo Karthar Rinpoche, onde também recebeu instruções de outros mestres extraordinários, como Thrangu Rinpoche, Traleg Rinpoche e Mingyur Rinpoche.
Ao concluir o retiro em 2004, foi reconhecido por Khenpo Kartar Rinpoche como o primeiro lama brasileiro da escola Karma Kagyu com autorização para conceder iniciações.
Em 2005 fundou o centro budista KTD no Rio de Janeiro e, desde então, vem se dedicando exclusivamente a praticar e transmitir os ensinamentos do Buddha e da linhagem aos seus alunos no Rio de Janeiro e por todo o Brasil.
Será a primeira vez que Lama Tartchin vai oferecer ensinamentos para a comunidade do lugar. É uma grande honra!

Christiana Figueres
Christiana Figueres nasceu em 1956, em San José, na Costa Rica, e é uma das principais lideranças globais na área da ação climática. É formada em Antropologia pela Swarthmore College e tem pós-graduação em Desenvolvimento Social pela London School of Economics.
Entre 2010 e 2016, foi secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), conduzindo o processo diplomático que levou ao Acordo de Paris, no qual todos os países se comprometeram a enfrentar a crise climática. Assumiu essa responsabilidade logo após o fracasso da COP de Copenhague, em 2009, e teve papel decisivo na reconstrução da confiança e da cooperação internacional.
Figueres é sócia-fundadora da Global Optimism, coapresentadora do podcast Outrage + Optimism e coautora do livro O futuro que escolhemos. Atua também como copresidente do Global Covenant of Mayors for Climate & Energy, uma coalizão internacional de cidades comprometidas com a ação climática, e segue trabalhando para inspirar respostas coletivas, possíveis e justas à emergência climática.
Estamos muito felizes com este encontro e com a oportunidade de ouvir alguém que ajudou a moldar os rumos da ação climática global. A tradução será feita também pela Jeanne Pilli.

Julia Tolezano (Jout Jout)
jout jout fez um monte de vídeos para a internet. foi um sucesso! as pessoas gostaram, se sentiram mais tranquilas, se sentiram mais leves, se sentiram mais vistas. depois jout jout saiu da internet porque ela mesma já não estava tranquila, nem leve, nem se vendo. foi então buscar se ver. encontrou na floresta um espaço seguro pra isso. 5 anos se passaram e jout jout agora se sente dividida. está cheia de coisinhas pra falar, mas também percebe que muitas vezes a melhor coisa mesmo é ficar em silêncio.
Essa foi a descrição que recebemos quando pedimos por sua biografia. Julia é assim mesmo como aparece em seus vídeos: espontânea, viva, autêntica e muito livre, a ponto de não ter sido capturada pela fama.
Julia nasceu em 1991 no Rio de Janeiro. Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, começou a gravar vídeos para o YouTube em 2014 com o canal JoutJout Prazer, que rapidamente conquistou milhões de pessoas ao abordar temas do cotidiano com franqueza e sensibilidade, incluindo relações, feminismo e questões sociais.
Em 2016, publicou seu primeiro livro, Tá Todo Mundo Mal, pela Companhia das Letras, que se tornou um dos mais vendidos no Brasil, e ganhou também visibilidade em programas como Saia Justa (GNT). Após um período afastada das redes, em 2024 anunciou reencontro com seus fãs e, atualmente, vive no interior dedicando-se à vida pessoal e familiar.

Sidarta Ribeiro
Sidarta Ribeiro é biólogo pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller (EUA), e tem pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Duke (EUA).
É co-fundador e professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e integrante do grupo de pesquisa em saúde mental do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz – RJ.
Publicou Sonho manifesto, O oráculo da noite e As flores do bem pela Companhia das Letras, entre outros livros. Também é capoeirista do Grupo Capoeira Brasil. Atualmente é colunista de Sumaúma — Jornalismo do Centro do Mundo.
Nos últimos anos, Sidarta Ribeiro tem ampliado sua atuação como pesquisador e pensador público, investigando temas como sono, sonho, memória, saúde mental e o uso terapêutico de psicodélicos. Em seus livros, artigos e falas, critica a cultura da produtividade excessiva e do esgotamento, defendendo que trabalhar menos, dormir melhor e sonhar mais são condições essenciais para a saúde mental, a criatividade e a construção de formas de vida mais justas e comunitárias.
Sidarta é um dos brasileiros que mais manifesta a visão e a atitude por trás do intensivo SIM. Há muitos anos esperamos por esse encontro e agora vai acontecer!
Manhãs de silêncio
Além dos encontros principais às segundas, toda semana, durante o ano inteiro, de segunda a sexta, às 8h, temos meditação guiada ao vivo pelo Zoom. Participam cerca de 50 pessoas, é bonito de ver!
Fazemos práticas de repouso no corpo, consciência aberta, amor, compaixão, alegria, apreciação, clareza (contemplação da impermanência, da interdependência)… E conectamos a meditação com cada encontro do SIM, então cada método naturalmente ganha frescor e criatividade.
As práticas são conduzidas ao vivo por Lia Beltrão, Gustavo Gitti, Fábio Rodrigues e Geovana Colzani, que termina a semana na sexta sempre com uma prática de corpo, relaxamento e yin yoga.
No mesmo dia a gente edita e coloca o áudio no site para quem tem pouco tempo praticar uma ou outra meditação de 15-20 minutos a cada semana!

Agenda 2026

Janeiro: manhãs de silêncio especiais
Para começar o ano refrescando nossa prática da meditação, teremos encontros temáticos e manhãs de silêncio especiais com meditação guiada ao vivo explorando cada diferentes práticas: apreciação e aspiração (semana 1), descanso (semana 2), conexão (semana 3) e curiosidade (semana 4).
Fevereiro e março: Intensivo SIM 2026
2/fev, segunda, às 19h30 — Lama Karma Tartchin
9/fev, segunda, às 19h30 — Julia Tolezano (Jout Jout)
16/fev — Pausa de carnaval (manhãs de silêncio seguem)
24/fev, terça, às 19h30 — Sidarta Ribeiro
2/mar, segunda, às 19h30 — Lia Beltrão sobre o projeto Reflorestar
9/mar, segunda, às 19h30 — Thupten Jinpa (com tradução de Jeanne Pilli)
16/mar, segunda, às 19h30 — Christiana Figueres (com tradução de Jeanne Pilli)
Abril a dezembro: vamos estudar Shantideva e Pema Chödrön!
É isso mesmo: a querida Paula Rozin acabou de revisar o livro Becoming Bodhisattvas, no qual Pema Chödrön comenta cada uma das estrofes de O caminho do bodisatva, clássico de Shantideva. A editora Gryphus vai lançar uma nova edição em março de 2026. Vamos nos debruçar sobre cada uma das mais de 300 páginas deste livro em 36 semanas! Este será o maior estudo que já organizamos nesses 13 anos de comunidade. O estudo terá alguns professores convidados e muita arte, como sempre.
Por fim, no dia 14 de dezembro de 2026, teremos o nosso já tradicional encontro para celebrar a comunidade e tudo o que fizemos juntos ao longo do ano.

O SIM é parte de algo maior
O lugar é uma comunidade online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.
A comunidade é formada por cerca de 900 participantes de todos os estados do Brasil e de 20 países. São diferentes idades, interesses, tradições religiosas, formações acadêmicas, mas o que nos une é uma paixão por aplicar práticas de compaixão, consciência e sabedoria no meio dos problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral.
Será uma alegria e uma honra contar também com a sua presença! Esse é o melhor momento do ano para entrar no lugar, pois você se sentirá começando do zero junto de todo mundo.
Nosso encontro principal ocorre 50 vezes por ano (toda semana) com cerca de 150 pessoas ao vivo. E às vezes ele tem convidados especiais e se torna parte de ciclos maiores, como o SIM ou o estudo anual.
A participação no intensivo SIM é inseparável da participação na comunidade do lugar. Apostamos em continuidade e em comunidade, não em eventos isolados e pontuais. Menos fogos de artifício, mais transformação silenciosa com os pés no cotidiano.
Além de 7 edições do SIM (2019 a 2025), ao longo dos últimos anos também oferecemos diversos ciclos de aprofundamento e estudos anuais por inúmeras semanas — já estudamos os livros Um coração sem medo, Quando tudo se desfaz, O poder de uma pergunta aberta, A lógica da fé, À beira do abismo, O mundo poderia ser diferente, Acolher o indesejável, Como vivemos é como morremos e Zen e arte de salvar o planeta. Todos os vídeos, áudios, meditações guiadas e materiais desses ciclos ficam inteiramente disponíveis para quem entrar agora.


Quer participar?
O lugar é uma empresa bem pequena. Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho e tornam possível tudo o que organizamos e oferecemos ao longo de todas as semanas do ano, desde 2013. Não temos nenhuma outra fonte de renda, não fazemos ações publicitárias e não temos nenhuma corporação nos bancando.
A contribuição de cada pessoa é o que torna possível pagarmos os custos, sustentar a vida das pessoas na coordenação e principalmente oferecermos para cada professor e professora convidada, cada tradutora, cada artista, e muitas vezes também para a própria comunidade, quando alguém quer seguir participando e precisa de apoio.
Mas antes deixamos três relatos de menos de um minuto que recebemos recentemente após perguntarmos: “Como você participa do lugar?”.
Entre agora no lugar
Para entrar no lugar e participar do SIM 2026, o valor da contribuição via cartão de crédito é R$ 150 por mês. A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento — ou, se preferir, seguir conosco o ano inteiro.
Para entrar via cartão de crédito, clique em um dos botões abaixo.
Contribuição mensal
R$ 150 por mês no cartão de crédito (cancele a qualquer momento)
A participação inclui 100% do que já oferecemos e do que vamos oferecer:
- SIM 2026 e edições passadas do SIM
- Estudo do livro de Pema Chödrön sobre o caminho do bodhisattva, a partir de abril de 2026
- Manhãs de silêncio ao vivo 5x por semana e mais de 200 meditações guiadas
- 9 estudos anuais (que duraram de 13 a 27 semanas)
- 50+ encontros gravados com professores convidados
- 90+ práticas detalhadas para a vida cotidiana
Contribuição anual
R$ 125 por mês em um pagamento único de R$ 1500 por ano no cartão de crédito (são R$ 300 de desconto)
A participação inclui 100% do que já oferecemos e do que vamos oferecer:
- SIM 2026 e edições passadas do SIM
- Estudo do livro de Pema Chödrön sobre o caminho do bodhisattva, a partir de abril de 2026
- Manhãs de silêncio ao vivo 5x por semana e mais de 200 meditações guiadas
- 9 estudos anuais (que duraram de 13 a 27 semanas)
- 50+ encontros gravados com professores convidados
- 90+ práticas detalhadas para a vida cotidiana
Você pode cancelar a contribuição mensal ou anual a qualquer momento, mas no caso da anual não há reembolso proporcional, então após o cancelamento você seguirá com acesso pelos meses restantes e a renovação automática não acontecerá. Sugerimos a contribuição anual, com desconto de R$ 300, para quem tem o valor agora e está realmente disposto a seguir com continuidade.
Se você já participa do lugar, é só colocar na agenda e relaxar. Se você participava e deu um tempo, é só voltar por aqui.
Se você fala português mas não é brasileiro e não tem CPF, se não tem cartão de crédito e prefere contribuir via PIX ou transferência bancária (a liberação ocorre em até 72h e a renovação é feita sempre por email a cada 4 meses) ou se está com alguma dúvida, escreva para nós agora: coordenacao@olugar.org
*Se você sentir que esse valor não se adequa à sua realidade (especialmente se estiver em situação de vulnerabilidade social), não deixe que dinheiro seja um obstáculo. Isso só é possível pela generosidade de todos os participantes atuais. Preparamos uma página especial para que a comunidade possa te apoiar.
“A verdade mais escondida é que o mundo é algo que nós fazemos — e poderíamos igualmente fazer de outro modo.”
—David Graeber
É isso! Convite feito! Nos vemos no lugar. Será um prazer seguir mais junto de você no SIM 2026 e ao longo do ano inteiro!
Um abraço,
Gustavo, Lia, Fábio, Geovana, Stela, Gessé, Helô e Isabella