Despertar juntos

Estudo on-line do livro Zen e a arte de salvar o planeta — encontros especiais, um presente lindo, meditações guiadas ao vivo e o calor da comunidade!

Mestre Zen Thich Nhat Hanh é um dos maiores professores de nosso tempo. Diante do colapso do mundo, este é um momento perfeito para nos voltamos a quem encarou guerras, construiu comunidades e tornou sua mente inseparável da terra.

Por vários meses vamos estudar a mais recente obra-prima de Thich Nhat Hanh, incluindo participações especiais da professora Denise Kato, que recebeu a Transmissão da Lamparina do Dharma e se tornou professora da linhagem de Plum Village.

Esta página é nosso convite de coração para a grande aventura que será esse estudo irrepetível. Ah, e tem um presente lindo que vamos enviar pelo correio pra todo mundo que participar!

“Se você é um ativista ávido para fazer algo, você deve começar consigo mesmo e com sua própria mente. O mundo não precisa de outra ideologia ou doutrina, mas de um tipo de despertar que seja capaz de restaurar a nossa força espiritual.”

Thich Nhat Hanh

O que vou aprender com este estudo?

Ao longo de 349 páginas, Thich Nhat Hanh nos ensina:

Quando começa e como será?

O estudo começa no dia 9 de julho, quarta, às 19h30, e vai durar 23 semanas, até 9 de dezembro!

Os encontros principais de estudo são às segundas (exceto pelo primeiro), das 19h30 às 21h, no horário de Brasília, via Zoom, mas não é necessário participar ao vivo, pois deixaremos todas as gravações em uma página especial do estudo, incluindo:

Aqui no lugar, nos últimos oito anos, mais de 5000 pessoas de todos os estados do Brasil e de 20 países estudaram juntas os livros Um coração sem medo (Thupten Jinpa), O poder de uma pergunta aberta e A lógica da fé (Lama Elizabeth Mattis-Namgyel), À beira do abismo (Roshi Joan Halifax), O mundo poderia ser diferente (Roshi Norman Fischer), Quando tudo se desfaz, Acolher o indesejável e Como vivemos é como morremos (Pema Chödrön).

Quem vai conduzir?

O estudo do livro — capítulo a capítulo, página a página, linha a linha — será conduzido por Fábio Rodrigues, Lia Beltrão, Stela Santin e Gustavo Gitti. Teremos a presença da professora Denise Kato também em três encontros e duas manhãs de silêncio com sua condução (veja mais abaixo).

Vamos mergulhar no livro em comunidade, aprendendo a aplicar cada ponto-chave da prática exatamente em meio aos problemas de nossa vida.

Meditações guiadas ao vivo

Durante todas as semanas do estudo, vamos praticar as meditações do livro e outras práticas relacionadas para apoiar o que estivermos estudando. São práticas de consciência aberta, de relaxar com o ar que sai, de amor e compaixão, de sabedoria com as emoções…

Gustavo, Lia, Stela, e Fábio conduzirão as meditações ao vivo, de segunda a sexta — lembrando que teremos duas manhãs com a professora Denise Kato! E uma vez por semana temos também uma manhã de relaxamento e yoga com a Geovana. Cerca de 50 pessoas estão participando ao vivo todo dia, é bonito de ver.

No mesmo dia a gente edita e coloca o áudio no site para quem tem pouco tempo praticar uma ou outra meditação de 15–20 minutos a cada semana.

Desconto no livro para a comunidade

Para apoiar nosso estudo, a Editora Vozes ofereceu um cupom de 40% de desconto nos livros do Thich Nhat Hanh. Assim que você entrar no lugar, receberá um código feito especialmente para as pessoas participantes do lugar ganharem o desconto para a compra do livro Zen e a arte de salvar o planeta e todos os outros livros de Thich Nhat Hanh!

Recomendamos que entre já no lugar para pegar o código de desconto e encomendar seus livros. Caso você deixe para comprar mais em cima, não se preocupe pois é perfeitamente possível participar do estudo sem o livro em mãos nas primeiras semanas.

Sobre o Mestre Zen Thich Nhat Hahn

Mestre Zen Thich Nhat Hanh (Thiền Sư Thích Nhất Hạnh) é um líder espiritual, poeta e ativista da paz mundialmente reconhecido por seus ensinamentos profundos e acessíveis, além de sua vasta produção literária sobre atenção plena e paz. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo Dr. Martin Luther King Jr., que o chamou de “apóstolo da paz e da não violência”. Exilado de seu Vietnã natal por quase quatro décadas, Thich Nhat Hanh tornou-se um pioneiro em levar o budismo e a prática da meditação ao Ocidente, estabelecendo uma comunidade global que segue cada vez mais forte.

Ordenado aos 16 anos no templo Từ Hiếu, em Huế, ele se destacou já nos anos 1950 como um monge inovador: escrevia, traduzia sutras e propunha uma renovação do budismo vietnamita. Durante a guerra, fundou uma rede de voluntários que levavam ajuda humanitária a vilarejos bombardeados — sem jamais separar ação compassiva de prática contemplativa.

Em 1961, foi aos Estados Unidos para estudar em Princeton e ensinar na Universidade Columbia. Durante esse período, lançou um apelo pela paz que lhe custou o direito de voltar ao Vietnã, dando início a um longo exílio. Em 1967, Martin Luther King Jr. o indicou ao Prêmio Nobel da Paz, destacando sua coragem e clareza moral.

Estabelecido na França, fundou em 1982 a comunidade Plum Village, de onde passou a conduzir retiros ao redor do mundo. Formou milhares de praticantes e monásticos com uma abordagem acessível, engajada e enraizada na tradição budista. Escreveu mais de cem livros, entre eles O Milagre da Atenção Plena e Ser Paz, sendo hoje considerado uma das maiores referências em mindfulness.

Após um derrame em 2014, retornou ao Vietnã em 2018 para viver seus últimos anos no templo onde havia sido ordenado. Faleceu em 22 de janeiro de 2022, aos 95 anos, deixando um legado vivo em milhares de comunidades e praticantes ao redor do mundo.

Seu nome, Thich Nhat Hanh, pronuncia-se: “Tik Nhiát Ran”. Entre seus alunos, era carinhosamente chamado de Thay (pronuncia-se “Tay”), palavra vietnamita que significa “professor”. Leia mais e veja lindas fotos aqui.

O livro Zen e arte de salvar o planeta é fruto de um trabalho de quase duas décadas reunindo em um só volume ensinamentos de Thich Nhat Hanh sobre resiliência emocional, ecologia profunda, ação engajada, criação de comunidade e despertar coletivo, incluindo instruções práticas, histórias maravilhosas e muitos exemplos da sabedoria que pode curar o nosso mundo.

“Desperte agora”, Denise Kato ao lado da caligrafia de seu mestre Thich Nhat Hanh, em Plum Village, na França (2022)

Sobre a professora Denise Kato

A professora Denise Kato é formada em Psicologia pela PUC-SP e treinada em meditação na tradição da comunidade zen-budista de Plum Village desde 2006. Instrutora de mindfulness certificada pela Breathworks do Reino Unido e Respira Vida (Espanha). Em 2010 foi ordenada membro da “Order of Interbeing” pelo mestre Thich Nhat Hanh e desde 2007 é facilitadora de práticas de meditação na Sangha Plena Consciência (tradição de Thich Nhat Hanh), em São Paulo. Intérprete de conferências há 25 anos, já traduziu ensinamentos de Sua Santidade o Dalai Lama, Matthieu Ricard, Lama Elizabeth Mattis Namgyel, entre outros.

Em 2022, Denise Kato recebeu a Transmissão da Lamparina do Dharma e se tornou uma das raras professoras que estão dando continuidade à linhagem da tradição de Plum Village aqui na América Latina.

Teremos a honra de recebê-la para uma conversa na live de abertura, para dois encontros sob sua condução e também a convidamos para conduzir meditação em duas manhãs de silêncio ao longo do estudo. Uma alegria!

Presente para quem participar do estudo

Para cada pessoa que desejar, enviaremos pelo correio uma pintura original de Fábio Rodrigues (essas fotos fresquinhas acima são do Fábio fazendo testes para o presente deste estudo). Será uma oferenda sem custos adicionais, possibilitada por toda a comunidade e pelo próprio Fábio — artista, um dos coordenadores do lugar e aluno do extraordinário Sensei Kazuaki Tanahashi, mestre calígrafo, erudito, ativista, artista, professor e tradutor da tradição Zen.

“Quando começo a traçar um círculo, inspiro enquanto faço a primeira metade do movimento. Ao fazer a segunda metade, expiro. Enquanto pinto o círculo, percebo também que esta minha mão contém as mãos do meu pai, da minha mãe e dos meus ancestrais. Assim, meu pai, minha mãe, meus ancestrais e mestres estão desenhando o círculo comigo. E como estamos desenhando o círculo juntos, não há um eu, não há um eu separado. Ao desenhar um círculo, é possível ter uma percepção de anattā, ou não-eu.”

— Thich Nhat Hanh

Na tradição Zen, o círculo — chamado Ensō (円相) — é símbolo da iluminação, da elegância natural e da força expressiva. Ele aponta para uma vida de potencial plenamente realizado e para a lembrança de que a preciosa existência humana é tão breve quanto o gesto de um traço. Kaz Tanahashi afirma: “Cada linha que traçamos porta a aspiração que temos para nossos filhos e os filhos de nossos filhos.” Trungpa Rinpoche diz: “Você poderia resumir a história da sua vida em uma pincelada.”

Traçado com um único e ininterrupto movimento de pincel, o Ensō reflete a qualidade de expressão, energia e presença de quem o criou. Embora belos, os círculos são sempre irregulares, assimétricos e irresolúveis, representando a aceitação da imperfeição. Ou ainda, como explica Kaz Tanahashi, o Ensō contém o perfeito e imperfeito, é por isso que está sempre completo. Assim, o círculo Zen demonstra o aparecer do mundo, e o aparecer do mundo demonstra a natureza livre da mente e da realidade. É uma imagem simples e poderosa: ao mesmo tempo obra de arte e forma de prática.

As pinturas criadas por Fábio serão feitas com pincéis japoneses e tinta tradicional sumi (墨), sobre um belo papel japonês artesanal de arroz, no tamanho de 20 × 20 cm. Cada peça é única, original e assinada com o tradicional selo rakkan (落款), estampado com tinta vermelha de cinábrio.

O rakkan é um selo entalhado em pedra com o nome do artista (atribuído por seu mestre), escrito na antiga caligrafia de selo ou de ossos oraculares. Ele é, ao mesmo tempo, assinatura, marca de autenticidade e elemento estético da pintura. A tinta usada no selo é feita a partir do cinábrio (cinabre ou cinabarita), um mineral fascinante que se forma em fissuras vulcânicas, veios e aluviões. Misturado a óleos e fibras naturais, como seda ou folhas de artemísia, transforma-se numa pasta espessa, luminosa e vermelha, tradicionalmente usada na caligrafia e pintura Zen.

Arte ao longo do estudo

Convidamos a querida Valentina Fraiz para ilustrar metade dos encontros ao vivo e teremos também Fábio Rodrigues criando ao longo de todo o estudo.

Valentina Fraiz nasceu em Caracas, Venezuela, e vive no Brasil desde a juventude. Ilustradora com formação em biologia pela USP, aprendeu a desenhar em casa com sua mãe, que era aquarelista. Em 2005, estudou ilustração editorial no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Desde então, dedica-se a projetos ligados aos direitos humanos, à justiça climática e a iniciativas feministas. Publica há mais de dez anos na Folha de S. Paulo e tem diversos livros infantis lançados por diferentes editoras brasileiras, como Companhia das Letras, Panda Books, Peirópolis, Global e Martins Fontes.  É membro da comunidade O Lugar desde 2017, para a qual já fez vários trabalhos de ilustração.  Tem um estúdio no bairro do Bixiga, em São Paulo, e acredita com força que todo mundo é capaz de desenhar.

Fábio Rodrigues é artista visual e pintor com grande experiência na caligrafia oriental e pintura. Além da formação em design gráfico, é aluno de Sensei Kazuaki Tanahashi (artista, mestre calígrafo e contemplativo) e Norberto Niebuhr (pintor e desenhista). Fábio é também professor do programa Cultivating Emotional Balance, cofundador no lugar, tutor e praticante no CEBB Joinville, membro de conselho da ONG internacional Inochi e tradutor de textos do Darma.

Comunidade e continuidade

Estamos em uma comunidade com cerca de mil participantes de todos os estados do Brasil e de 20 países. Será uma alegria e uma honra contar também com a sua presença! Esse é o melhor momento do ano para entrar no lugar, pois você se sentirá começando do zero junto de todo mundo.

A participação no estudo é inseparável da participação na comunidade do lugar. A cada semana, além do encontro principal para estudarmos o livro, temos meditação ao vivo nas manhãs de silêncio (gravadas para você praticar a qualquer momento). Apostamos em continuidade e em comunidade, não em ações isoladas e pontuais.

Ao longo dos últimos anos oferecemos diversos ciclos de aprofundamentoestudos anuais. Todos os vídeos, áudios e materiais desses ciclos, intensivos e estudos inteiros seguem disponíveis para quem entrar agora.

Quer participar?

O lugar é uma empresa bem pequena. Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho e tornam possível tudo o que organizamos e oferecemos ao longo de todas as semanas do ano, desde 2013. Não temos nenhuma outra fonte de renda, não fazemos ações publicitárias e não temos nenhuma corporação nos bancando.

A contribuição de cada pessoa é o que torna possível pagarmos os custos, sustentar a vida das pessoas na coordenação e principalmente oferecermos para cada professor e professora convidada, cada tradutora, cada artista, e muitas vezes também para a própria comunidade, quando alguém quer seguir participando e precisa de apoio.

Entre agora no lugar

Para entrar no lugar e participar do curso, o valor da contribuição via cartão de crédito é R$ 150 por mês. A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento — ou, se preferir, seguir conosco o ano inteiro.

Para entrar via cartão de crédito, clique em um dos botões abaixo.

Contribuição mensal

R$ 150 por mês no cartão de crédito (cancele a qualquer momento)

A participação inclui 100% do que já oferecemos e do que vamos oferecer:

  • Estudo do livro Zen e a arte de salvar o planeta, de Thich Nhat Hanh
  • Manhãs de silêncio ao vivo 5x por semana e mais de 200 meditações guiadas
  • 8 estudos anuais (que duraram de 13 a 27 semanas) e todos os ciclos que já oferecemos
  • 45 encontros gravados com professores convidados
  • 93 práticas detalhadas para a vida cotidiana

Contribuição anual

R$ 125 por mês em um pagamento único de R$ 1500 por ano no cartão de crédito (são R$ 300 de desconto)

A participação inclui 100% do que já oferecemos e do que vamos oferecer:

  • Estudo do livro Zen e a arte de salvar o planeta, de Thich Nhat Hanh, a partir de junho de 2025
  • Manhãs de silêncio ao vivo 5x por semana e mais de 200 meditações guiadas
  • 8 estudos anuais (que duraram de 13 a 27 semanas) e todos os ciclos que já oferecemos
  • 45 encontros gravados com professores convidados
  • 93 práticas detalhadas para a vida cotidiana

Você pode cancelar a contribuição mensal ou anual a qualquer momento, mas no caso da anual não há reembolso proporcional, então após o cancelamento você seguirá com acesso pelos meses restantes e a renovação automática não acontecerá. Sugerimos a contribuição anual, com desconto de R$ 300, para quem tem o valor agora e está realmente disposto a seguir com continuidade. Para outros casos, sugerimos a contribuição mensal.

Se você já participa do lugar, é só colocar na agenda e relaxar. Se você participava e deu um tempo, é só voltar por aqui.

Se você fala português mas não é brasileiro e não tem CPF, se não tem cartão de crédito e prefere transferência bancária (a liberação ocorre em até 72h e a renovação é feita sempre por email a cada 4 meses) ou se está com alguma dúvida, escreva para nós agora: coordenacao@olugar.org

*Se você sentir que esse valor não se adequa à sua realidade (especialmente se estiver em situação de vulnerabilidade social), não deixe que dinheiro seja um obstáculo. Isso só é possível pela generosidade de todos os participantes atuais. Preparamos uma página especial para que a comunidade possa te apoiar.

Convide uma amiga para entrar junto com você!

Temos percebido que muitas pessoas que participam da comunidade estão convidando amigas e parentes, pois facilita ter alguém próximo imerso nas mesmas práticas e contemplações. Portanto, se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide duas pessoas próximas para o estudo. Nossa transformação só vai se tornar natural e contínua se a rede ao nosso redor mudar também.

É só ligar para a pessoa ou escrever uma mensagem deixando o link para essa página: olugar.org/salvar

Para facilitar preparamos um link que já contém uma mensagem (edite à vontade):

Se preferir, você pode dar o lugar de presente: olugar.org/presente

É isso! Convite feito! Nos vemos no lugar. Será um prazer seguir mais junto de você!

Um abraço,

Gustavo, Lia, Fábio, Geovana, Stela, Gesse e Isabella

Estive te procurando, meu filho,
Desde o tempo em que rios e montanhas ainda estavam na escuridão.
Estive te procurando quando ainda dormias em sono profundo,
Embora a concha tivesse muitas vezes
Ecoado nas dez direções.
Da nossa antiga montanha, eu observava terras distantes
E reconheci teus passos em tantos caminhos distintos.
Para aonde estás indo?

Em vidas passadas, muitas vezes pegastes minha mão
E gostamos de caminhar juntos.
Passamos muitas horas sentados ao pé de pinheiros antigos.
Ficamos em silêncio um ao lado do outro
Ouvindo o som do vento nos chamando suavemente
E vendo as nuvens brancas passarem flutuando.
Tu pegaste e me deste a primeira folha vermelha do outono
E eu te levei pelas florestas cheias de neve.
Mas aonde quer que fôssemos, sempre voltávamos para a nossa montanha antiga para ficarmos perto da lua e das estrelas,
Para convidar o grande sino a soar toda manhã,
E ajudar todos os seres a despertar.

—Thich Nhat Hnah