Silêncio (como usar sua almofada)
- Reserve uma sala, um canto ou uma almofada que você usa apenas para se sentar.
- O som de um sino é uma maneira maravilhosa de começar a meditação sentada. Se não tiver um, você pode baixar a gravação de um sino em seu celular ou computador.
- Quando se sentar, mantenha sua coluna vertebral ereta enquanto deixa o corpo ficar bem relaxado. Relaxe cada músculo do corpo, incluindo a musculatura da face. Você poderia sorrir levemente, um sorriso natural. Seu sorriso relaxa todos os músculos faciais.
- Observe a sua respiração. Assim que você inspirar, fique consciente da sua inspiração. Quando expirar, veja que está expirando. Tão logo prestamos atenção à nossa respiração, o corpo, a respiração e a mente se unem. Cada inspiração pode trazer alegria; cada expiração pode trazer calma e relaxamento. Só isto já é uma razão muito boa para se sentar.
- Quando você respirar de forma presente e alegre, não se preocupe com a aparência do seu sentar. Sente-se de modo que você sinta que já chegou.
- É maravilhoso ter um lugar quieto para se sentar em sua casa ou local de trabalho. Se você puder encontrar uma almofada que se ajuste bem ao seu corpo, você pode se sentar por um longo tempo sem se sentir cansado. Mas você pode praticar o sentar atento onde quer que esteja. Se estiver indo para o trabalho de ônibus ou de trem, use seu tempo para nutrir e curar a si mesmo.
- Se você sentar regularmente, isso vai se tornar um hábito. Mesmo o Buda praticava meditação sentada todos os dias depois de atingir a iluminação. Considere o sentar como um tipo de alimento espiritual. Não prive nem a você e nem ao mundo disso.
Adaptado do livro “How to Sit”, de Thich Nhat Hanh.