Acolher o indesejável

Grupo de estudo online do livro da Pema Chödrön (incluindo encontro especial e muitas meditações guiadas ao vivo) — e abaixo tem o link para você adquirir o livro com desconto!

Nosso convite em apenas um minuto

Acolher o indesejável (no original, Welcoming the unwelcome) é um livro forte e delicioso com ensinamentos recentes de Pema Chödrön, uma extraordinária professora que tem 50 anos de prática diária. Cada capítulo é curto e ao mesmo tempo muito íntimo, profundo, prático. Pema Chödrön abre os pontos-chave do caminho do bodisatva a partir de todo tipo de problema e descreve com um detalhamento espantoso como é que ela mesma pratica, por dentro.

Incontáveis pessoas foram apoiadas pelos ensinamentos de Pema Chödrön em momentos de luto, separação, doença, incerteza, frustração e todo tipo de sofrimento. Se você está em um momento positivo da vida, as visões e práticas sugeridas em Acolher o indesejável são igualmente perfeitas para fortalecer suas ações benéficas.

Ainda dá tempo de entrar!

Ainda há pessoas entrando pela primeira vez na comunidade do lugar para participar do estudo. Cada capítulo é tão completo que se sustenta por si só. Então mesmo que a pessoa não veja a gravação dos primeiros encontros, não tem problema algum pois cada semana tem sua própria riqueza. E vamos até setembro!

A cada semana cerca de 250 pessoas participam ao vivo do encontro principal no qual estudamos cada página. E cerca de 60 pessoas participam das manhãs de silêncio, de segunda a sexta — muitas outras, claro, preferem praticar com as meditações guiadas, que editamos quase sempre no mesmo dia e publicamos com duração menor para facilitar a vida de quem não tem muito tempo.

Ainda dá tempo de entrar!

“Trungpa Rinpoche disse certa vez que não temos paciência para ficar com sentimentos desconfortáveis nem por três minutos. Quando ouvi aquilo, pensei: ‘Três minutos! Isso seria suficiente para conquistar algum tipo de grande prêmio!’.  Hoje em dia, ficar com um desconforto por três segundos já é muito esforço para a maioria das pessoas.”

Pema Chödrön
(no capítulo “A elegante arte do fracasso”)
Legendamos esse trechinho de um minuto da entrevista que Pema Chödrön ofereceu para a Oprah em 2014, na qual relaciona nossa incapacidade de relaxar com o desconforto e nossa obsessão por prazer com todos os hábitos destrutivos e problemas do mundo

Na vida ou na meditação, se olhar bem, nosso maior problema é simplesmente o hábito de não gostar de problemas, o hábito de rejeitar — emoções, pessoas e situações difíceis. É essa a origem de nossos vícios, padrões negativos, conflitos de comunicação e também das desigualdades e múltiplas formas de agressão no mundo. Se quisermos pacificar as relações e curar esse mundo, precisamos inverter esse padrão autocentrado de buscar por conforto e evitar o desconforto.

Aqui no lugar, nos últimos seis anos, mais de 1000 pessoas de todos os estados do Brasil e de 20 países estudaram juntas os livros Um coração sem medo (Thupten Jinpa), O poder de uma pergunta aberta e A lógica da fé (Lama Elizabeth Mattis-Namgyel), Quando tudo se desfaz (Pema Chödrön), À beira do abismo (Roshi Joan Halifax) e O mundo poderia ser diferente (Roshi Norman Fischer).

Dessa vez, vamos mergulhar por 16 semanas em um livro que integra e aprofunda tudo o que exploramos em comunidade nesses estudos anuais. Vamos estudar, praticar, pegar o jeito, treinar a atitude de não rejeitar, dar boas vindas, acomodar mais e mais experiências. E aproveitar tudo o que acontece em nossas vidas para despertar clareza, suavidade, senso de humor e ações benéficas para os outros seres.

Os encontros são às segundas, das 19h30 às 21h30, no horário de Brasília, via Zoom, mas não é necessário participar ao vivo, pois deixaremos todas as gravações em uma página especial do estudo. Cerca de metade das pessoas participam pelas gravações, pois os vídeos dos encontros ficam disponíveis em uma página especial com materiais de apoio, práticas sugeridas, espaço de relatos e meditações guiadas.

Como Pema Chödrön mudou minha vida

Para aquecer, convidamos amigas e amigos queridos, alguns integrantes da comunidade, para contarem em detalhe como os ensinamentos de Pema Chödrön influenciaram suas vidas. Publicamos um podcast com relatos lindos de Alessandra Granato, Gabriel Falcão, Rafaela Reis, Marcus Telles, Paulo Carvalho e Juliana Montibeller.

É só dar play!

“A Pema Chödrön entrou na minha vida através do lugar. Muitas coisas me marcaram, mas talvez o que mais me tocou foi o convite de ficar com o desconforto. A descoberta de que eu não precisava fugir, que eu podia ficar. E eu fui ficando aos pouquinhos. As práticas e as trocas com as pessoas foram me mostrando que era possível ficar um pouco mais. E foi assim abrindo um mundo inteiro, dentro e fora de mim.”

Alessandra Granato,
(cientista e pesquisadora que vive no Canadá e participa há muitos anos da comunidade do lugar(

Encontro especial durante o estudo!

Tim Olmsted generosamente aceitou nosso convite para um encontro durante o estudo de Acolher o indesejável. Para quem não sabe, Tim tem 45 anos de experiência no caminho budista. Devido a um convite de Chögyam Trungpa Rinpoche (também seu primeiro professor), conheceu e se tornou aluno próximo de Tulku Urgyen Rinpoche por 12 anos. Atualmente é um dos instrutores mais demandados do Tergar, comunidade internacional de Mingyur Rinpoche.

Pema Chödrön e Tim Olmsted são amigos muito próximos. Desde 2007, ela convidava Tim para conduzir retiros ao seu lado. Ele também foi diretor do monastério Gampo Abbey, onde vive Pema Chödrön, e é presidente da Pema Chödrön Foundation, organização que apoia dezenas de projetos em todo o mundo.

O que vamos estudar, meditar e praticar?

Num certo sentido, sentido Pema Chödrön passa o livro inteiro detalhando apenas uma só atitude. Ao mesmo tempo, cada capítulo oferece diferentes práticas, a maioria delas para aplicarmos em breves momentos durante a vida, em meio a qualquer emoção e situação.

Olhem só o título de alguns dos 20 capítulos:

O livro é muito fácil de ler, cheio de histórias e exemplos muito íntimos, passando por praticamente todas as emoções e diversos tipos de obstáculos comuns. Pema Chödrön nos ajuda a transformar tudo em prática e ensina cada método com um nível impressionante de detalhamento e simplicidade.

No fim do livro, Pema Chödrön deixa instruções detalhadas em forma de três “Práticas para acolher o indesejável”:

E tudo fica ainda melhor quando nos engajamos nessas práticas coletivamente, aproveitando o fogo da comunidade.

Quem vai conduzir?

O estudo do livro — capítulo a capítulo, página a página, linha a linha — será conduzido por Gustavo Gitti, Stela Santin, Lia Beltrão, Daniel Cunha e Fábio Rodrigues. Vamos mergulhar no livro em comunidade, aprendendo a aplicar cada ponto-chave da prática exatamente em meio aos problemas de nossa vida.

Além de passar por todas as páginas, vamos dedicar as manhãs de silêncio para praticar as meditações que Pema Chödrön ensina em detalhe.

Edição revisada e com desconto!

Para esse estudo, em parceria com a editora Gryphus, demos a sorte de poder revisar o livro inteiro antes de uma nova impressão.

Para adquirir a nova edição revisada e com 15% de desconto, use o código especial oferecido para os participantes do lugar (inclua o caracter inicial): #acolherolugar

Ao comprar por esse link no site da Gryphus, você receberá a nova edição revisada e apoiará a editora. Não se preocupe com a demora da entrega, pois é perfeitamente possível participar dos primeiros encontros sem o livro em mãos. Lembre também que é possível aproveitar o desconto e o frete para comprar um livro a mais (também com desconto) e presentear alguém!

Sobre Pema Chödrön

Ani Pema Chödrön é uma aclamada professora budista com 50 anos de experiência de estudo e prática diária. Nasceu Deirdre Blomfield-Brown em 1936, na cidade de Nova York. Formou-se na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Por muitos anos, atuou como professora primária no Novo México e na Califórnia. Ela tem dois filhos e três netos.

Quando tinha trinta e poucos anos, Ani Pema viajou para os Alpes franceses e lá encontrou o Lama Chime Rinpoche, com quem estudou por vários anos. Tornou-se monja noviça em 1974, quando estudava com o Lama Chime em Londres. Sua Santidade o 16º Karmapa foi à Escócia naquela época e Ani Pema foi ordenada por ele.

Em 1972 ela conheceu seu guru raiz, Chögyam Trungpa Rinpoche. Lama Chime incentivou-a a trabalhar com Rinpoche, e foi com ele que Ani Pema acabou tendo uma conexão mais profunda, estudando sob sua orientação a partir de 1974 até a morte de Trungpa Rinpoche, em 1987. Em 1981, a pedido do XVI Karmapa, ela recebeu a total ordenação bhikshuni, na linhagem chinesa do budismo, em Hong Kong. Serviu como diretora do centro Karma Dzong, em Boulder, Colorado, até se mudar, em 1984, para a rural Cape Breton, Nova Escócia, onde foi diretora de Gampo Abbey. Chögyam Trungpa Rinpoche deu-lhe instruções explícitas sobre a fundação desse monastério para monges e monjas ocidentais.

Atualmente, Ani Pema passa bastante tempo em retiro solitário, sob a orientação do Venerável Dzigar Kongtrul Rinpoche, e oferece raríssimos ensinamentos abertos. Sua fundação sem fins lucrativos, a Pema Chödrön Foundation, tem alcance mundial e apoia diretamente mulheres que seguem a vida monástica e dezenas de projetos humanitários. (Ao participar do estudo, você vai também participar de nossa doação para a Pema Chödrön Foundation, mesmo que não doe diretamente.)

Mesmo na tradição tibetana, é raro encontrar alguém com a coragem, o insight, a humildade e a bravura de Pema Chödrön.

Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche

É o melhor momento do ano para entrar no lugar

Estamos em uma comunidade com cerca de mil participantes de todos os estados do Brasil e de 20 países. Será uma alegria e uma honra contar também com a sua presença! Esse é o melhor momento do ano para entrar no lugar, pois você se sentirá começando do zero junto de todo mundo.

A participação no estudo é inseparável da participação na comunidade do lugar. A cada semana, além do encontro principal para estudarmos o livro, temos meditação ao vivo nas manhãs de silêncio (gravadas para você praticar a qualquer momento). Apostamos em continuidade e em comunidade, não em ações isoladas e pontuais.

Ao longo dos últimos anos oferecemos diversos ciclos de aprofundamento (SIM, Comunidade, Vida e morte, Mãos e olhos da compaixão, Radicalmente vivos…) e estudos anuais, como esse da Pema Chödrön. Todos os vídeos, áudios e materiais desses ciclos, intensivos e estudos inteiros seguem disponíveis para quem entrar agora.

Se você já participa do lugar, é só colocar na agenda e relaxar. Se participava e deu um tempo, é só voltar.

Se deseja entrar no lugar para participar do estudo, veja abaixo como funciona. O intensivo é mais um dos movimentos que fazemos de modo contínuo para apoiar o florescimento das pessoas. Quero participar!

Convide uma amiga

Muitas pessoas ao seu redor talvez não conheçam Pema Chödrön e talvez se beneficiem tremendamente do contato com esse livro e esse estudo. E você pode facilmente participar desse processo de conexão!

Temos percebido que muitas pessoas que participam da comunidade estão convidando amigas e parentes, pois facilita ter alguém próximo imerso nas mesmas práticas e contemplações. Portanto, se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide duas pessoas próximas para o estudo. Nossa transformação só vai se tornar natural e contínua se a rede ao nosso redor mudar também.

É só ligar para a pessoa ou escrever uma mensagem deixando o link para essa página: olugar.org/acolher

Para facilitar preparamos um link que já contém uma mensagem (edite à vontade):

Se preferir, você pode dar de presente: olugar.org/presente

Quer participar?

O lugar é uma empresa bem pequena. Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho e tornam possível tudo o que organizamos e oferecemos ao longo de todas as semanas do ano, desde 2013.

Para entrar e começar a participar do estudo de Acolher o indesejável, o valor da contribuição é R$ 110* por mês, via cartão de crédito. A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento.

Para entrar via cartão de crédito, clique abaixo:

Quero Entrar

Se preferir fazer uma transferência bancária (a liberação ocorre em até 48h), clique aqui. Se você fala português, mas não é brasileiro e não tem CPF, escreva para nós: coordenacao@olugar.org

*Se você sentir que esse valor não se adequa à sua realidade (especialmente se estiver em situação de vulnerabilidade social), não deixe que dinheiro seja um obstáculo. Isso só é possível pela generosidade de todos os participantes atuais. Preparamos uma página especial para que a comunidade possa te apoiar.

É realmente uma alegria poder estudar esse livro em grupo por quase 4 meses. Será um prazer seguir mais junto de você! Nos vemos no lugar. Será um prazer seguir mais junto de você!

Breve aspiração

Pelo poder desse estudo em comunidade, que você e muitas pessoas ao seu redor possam ler, estudar e aplicar na vida as instruções tão diretas que Pema Chödrön oferece em Acolher o indesejável. Como Ani Pema diz:

“Conforme você pratica, gradualmente e no seu ritmo, ficará surpreso ao perceber-se cada vez mais capaz de ajudar os outros, mesmo em situações que pareciam impossíveis. […] As práticas desse livro proporcionam os meios para expandir a visão e abrir coração e mente bem no ponto onde costumamos nos contrair e nos voltar para dentro. São práticas para a vida inteira que você pode começar hoje.”

Pema Chödrön