Semana 1 – Acolher o indesejável (2023)

Comece com o coração partido

Estávamos em mais de 330 pessoas ao vivo!

Áudio: se preferir apenas ouvir, aqui está o áudio para download ↓

Leitura: páginas 11 a 19. Principais focos: como será o estudo; breve prática de apreciação e motivação; a importância da motivação; o que é bodhicitta; como gerar a aspiração de bodhicitta a partir de qualquer sofrimento que nos toca e a partir de qualquer emoção difícil; relatos muito tocantes das participantes, que revelam a essência das práticas que vamos estudar.

Referências

29 de maio a 2 de junho

Meditações guiadas da semana 1

A prática do coração vulnerável

Com a condução amorosa de Lia Beltrão, começamos a explorar o método que Pema Chödrön aprendeu com Trungpa Rinpoche para começar com o coração partido: despertar a bodhicitta a partir de uma história comovente que naturalmente nos toca — a partir de qualquer sentimento ou emoção. A prática é bem curta!

Apenas a meditação guiada (31/mai/2023)
Contexto, meditação guiada e relato comentado (31/mai/2023)
Arte em crochê de Karen Dolorez e a própria artista na foto de Lucas Hirai, durante exposição recente no SESC Consolação, em São Paulo

Relaxar com o ar que sai

Com Gustavo, começamos também a explorar a primeira prática que Pema Chödrön deixa no fim do livro (“Meditação sentada básica”). São apenas 18 minutos:

Gravada na manhã de silêncio do dia 30 de maio de 2023

Compartilhar o coração

Com Fábio Rodrigues, vimos uma prática de Pema Chodron que pode ser feita a qualquer momento e situação no cotidiano, e que tem o poder de nos colocar sempre de novo no caminho de despertar a motivação mais ampla e confiável, a compaixão e a sabedoria.

Contexto e meditação guiada (1/jun/2023)
Apenas prática guiada (1/jun/2023)
“Alquimia das lágrimas”, Basia Irland, 1995

Arte da Silvia Guimarães

A gente convidou a Silvia Guimarães para criar uma arte por semana durante o estudo de Acolher o indesejável — e ao final preparar um zine com trechos dos relatos de vocês e da Pema Chödrön no livro também, como um modo de registrar e celebrar nosso estudo anual.

Mas pelo jeito a Silvia não resistiu e olha quanta arte recebemos:

Práticas sugeridas para a vida cotidiana

Nos próximos dias, a qualquer momento, explore pelo menos uma das sugestões de Pema Chödrön nesse capítulo. Tente manter em mente o que estamos estudando. É uma lembrança simples que pode surgir a qualquer momento, em qualquer situação, mesmo que por segundos. Assim vai nascendo em nós uma sabedoria natural, inseparável do que estamos lendo. Aprofundamos e descobrimos a aplicação na vida sem tanto esforço.

Conversa no fórum

Por que você desejou participar do estudo? Como está a sua vida agora?

Qual a sua primeira lembrança de ter sentido algo parecido com a bodhicitta de aspiração? Não importa com quais palavras você descreva, mas veja se você se recorda de quando sentiu algo na direção desse desejo de despertar para poder levar todos os seres à iluminação — a completa liberação de todas as formas de confusão, aflição e aprisionamento e o florescimento de nossas maravilhosas qualidades e habilidades naturais. Qual foi o catalisador dessa abertura?

E como está sendo sua experiência ao ler e contemplar esse capítulo? Surgiu alguma dúvida? Você conseguiu (ou não conseguiu) praticar um pouco com alguma emoção ou situação?

Seu relato é muito rico e pode estimular a prática das outras pessoas. Você pode escrever algo curtinho ou mais longo, além de ler outros relatos, aqui.