Bondade – ciclo online de práticas para abrir o coração (2018)



Não é só a naturalização da violência.
Não é só o clima de medo e desconfiança, diante de tantas enganações e notícias falsas. Não é só a colisão de bolhas descoladas da realidade. Não é só a experiência de dormir e acordar meio machucado, cansado, vingativo, sempre apontando dedos e encontrando novos culpados.

Nosso maior problema é não ter um referencial coletivo para lidar com todos esses problemas. Queremos refundar um país, queremos começar do zero, mas não sabemos direito de onde partir – ou até sabemos, mas nos sentimos engatinhando.

Quando nossas tentativas falham, é hora de retornar à base mais fundamental: o que nos une de modo absoluto, para além de qualquer diferença? Como amolecer cascas e casulos com os quais tentamos nos proteger do mundo? Como redescobrir a confiança em nossa própria mente e na bondade dos outros?

Neste ciclo online, teremos seis semanas para trabalhar com nosso modo de se relacionar com pessoas e situações a partir das inteligências do coração. O convite é para quem se considera iniciante e também para quem já tem alguma experiência com tais abordagens, pois essa é uma aventura para a vida inteira.

“A maior bondade que temos para oferecer aos outros é não nos fecharmos dentro de nós mesmos.”
—Elizabeth Mattis Namgyel

Principais focos

Amor: a prática de desejar o que é realmente possível. Vamos explorar nosso engano primordial: por ignorância, buscamos pela felicidade de um jeito que cria ainda mais sofrimento. O que você realmente deseja? Qual o melhor presente que podemos dar aos outros? Como tomar um banho de realidade e descobrir o que está por trás da expressão “felicidade genuína”?

Compaixão: a visão de saída para mágoa e desesperança. Vamos explorar a doença do “eu, meu, mim” e como o sofrimento não tem dono, fazendo a transição de “eu sofro” para “é assim que todos sofrem”. Apenas confiar na possibilidade da liberação já começa a abalar as estruturas de qualquer sofrimento. Quais práticas estão muito além da empatia? Como mastigar e digerir o sofrimento?

Alegria: a prática mais fácil (e mais ignorada). Vamos explorar os buracos do cinismo, da inveja e da competição. Qual a fonte da apreciação, do contentamento, do deleite, da diversão? Como superar carência e depressão pela raiz?

Equanimidade: a prática “assim como eu”. Vamos explorar a ternura e o destemor, o espaço e o calor que surgem quando nossa visão começa a liberar as fixações que levam a apego e aversão, amigo e inimigo, próximo e distante, conhecido e estranho, “gosto” e “não gosto”. Quem estamos excluindo sem querer? Como não mais ter inimigos? Como aproveitar qualquer obstáculo para ativar energia incessante da compaixão?

“Quando nosso coração se parte, é porque ele tinha arestas e bordas. Quando algo doloroso acontece, ele não tem para onde ir, então se rompe. Mas a tristeza pode crescer e amolecer nosso coração, se deixarmos. Um coração pequeno não consegue aguentar muita coisa, mas um coração grande pode aguentar muito mais. Nosso coração pode, de fato, crescer para se tornar ilimitado e dar conta de tudo o que surgir na vida, até mesmo as experiências mais dolorosas.”
—Elizabeth Mattis Namgyel

Livro no qual vamos nos apoiar

Os capítulos da parte 3 do livro Felicidade Genuína: meditação como caminho para a realização, do professor Alan Wallace, são guias preciosos para aprofundarmos nas práticas do coração. Alan Wallace não só pratica, mas ensina um enorme leque de métodos contemplativos há mais de 40 anos. Além da formação acadêmica ocidental (com mestrado e doutorado na Universidade de Stanford), seus principais mestres são Sua Santidade o Dalai Lama, Geshe Rabten, Gyatrul Rinpoche e Khandrola, entre muitos outros com quem aprendeu diretamente.

Se já leu, é hora de reler e aprofundar na prática. Se não tiver, conseguimos com o querido Vítor Barreto que o frete seja grátis, basta clicar no link abaixo e ele não vai gerar frete:

Para comprar a edição impressa na Lúcida Letra (com frete grátis) →

Se preferir, aqui está o livro digital para Kindle →

Você deseja participar?

Como os encontros são online (em vídeo), pessoas de todos os lugares poderão participar! É bonito ver gente de várias regiões do Brasil e também de outros países. Não é necessário participar ao vivo, pois tudo será gravado e segue disponível depois, mas se quiser: serão 6 encontros semanais, às segundas, das 19h30 às 21h30, de 29 de outubro a 3 de dezembro de 2018.

O ciclo será conduzido por Fábio Rodrigues, um dos coordenadores do lugar, que se formou com Alan Wallace e Eve Ekman como instrutor do programa Cultivating Emotional Balance.

Esse estudo será integrado às práticas e à comunidade do lugar. Apostamos em continuidade, não em ações isoladas e pontuais. No lugar já estudamos os livros O poder de uma pergunta aberta, Um coração sem medo, Sobre a arte de viver, Meditação em ação para crianças, Escassez — e depois desse seguiremos com outros estudos. Todos os vídeos dos estudos seguem disponíveis. Isso sem contar as práticas semanais, intensivos e também meditações guiadas.

Se você já participa do lugar, não há custo adicional, é só comprar o livro e colocar na agenda. Se participava, é só voltar.

Se deseja entrar no lugar para participar do ciclo de práticas sobre bondade, veja como funciona: olugar.org

Para deixar o processo mais poderoso

Se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide alguma pessoa próxima para o estudo. É só indicar essa página: olugar.org/bondade Além de ser mais fácil e natural ter alguém próximo imerso nas mesmas práticas e contemplações, imagine o impacto social de mais e mais pessoas manifestando as inteligências do coração, como propostas por Alan Wallace.

É realmente uma alegria podermos praticar e estudar juntos ao longo de 6 semanas! Estão todos convidados!

Um abraço e até breve!