Conexão: intensivo online de práticas para abrir 2018

Divulgação com base na arte de Luciana Aranha

Sofremos de falta de conexão: com nosso corpo, com nossa respiração, com nossa mente, com os outros, com a natureza, com tradições contemplativas de sabedoria e compaixão, com o sofrimento, com a alegria, com o tempo, com o trabalho… Tal desconexão se manifesta em muitos âmbitos e escalas, como epidemias mentais de depressão e ansiedade, ideação suicida, falta de sentido e propósito, medicamentalização, consumismo, individualismo, desigualdade social, polarização, racismo, sexismo, violência e degradação ambiental.

Aproveitando o clima de começo de ano, como um pequeno passo na direção de uma grande revolução interna e externa, convidamos algumas pessoas para nos orientar por quatro semanas de estudos e práticas de conexão.

Veja abaixo como será e comece o ano praticando junto conosco.

Sorriso interno (com Gustavo Gitti)

“A gente não sofre de estar mal. A gente sofre de estar mal e não visualizar a possibilidade da liberação. Se a liberação é possível, não tem problema ter raiva, ciúme, inveja, apego, orgulho, carência, preguiça, mágoa… Se a situação mais complicada é atravessável e se há métodos para isso, podemos nos alegrar. Não tem notícia mais feliz! Todo mundo no fundo quer receber essa notícia.”

Nessa semana, vamos confiar um pouco mais em nossa natural liberdade e potencial de transformação. Sem sorrir internamente, sem praticar equilíbrio, sabedoria e compaixão em meio a qualquer experiência, a vida não tem graça. A diversão começa quando desconfiamos da seriedade que nos leva a achar que somos alguém em tal momento na vida, com tal questão, com tal problema…

Gustavo Gitti é um dos coordenadores do lugar, professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples.

Energia autônoma (com Henrique Lemes)

“Uma das grandes tragédias do ocidente é o fato de acreditarmos que as explicações resolvem. A gente tem uma fé nas explicações. Esse é um grande obstáculo nosso. Imaginamos que basta entender. Não basta. A compreensão é importante, claro, mas não tem o poder de liberar as estruturas aflitivas. Nós ficamos dando ordens aos sentimentos e eles parecem ter vida própria, não obedecem. A compreensão conceitual não tem força diante do hábito. O que tem força diante do hábito é o silêncio da meditação. Não é uma questão cognitiva. Não é um pensamento, não é uma ideia. É uma coisa que surge e nos pega por baixo. Quando menos percebemos já estamos fazendo. A relação que temos com as coisas é uma relação de energia.”

A gente já teve dezenas de boas ideias, mas elas não foram suficientes para transformar a mente. Temos a crença de que vamos a algum lugar apenas pensando, conversando, trocando de conteúdos e narrativas. Nessa semana, vamos soltar a discursividade das histórias, repousar no corpo e a partir daí explorar a abordagem incomum da energia na prática silenciosa de estabilidade e também mantendo um equilíbrio mais autônomo em meio à vida cotidiana.

Henrique Lemes é antropólogo pela UFRGS e aluno do Lama Padma Samten, com experiência em integrar a sabedoria das práticas contemplativas aos desafios do mundo atual. Completou dois anos em retiro fechado no CEBB Darmata (PE) e hoje orienta retiros no CEBB Jetavana (RS).

Coração inteligente (com Jeanne Pilli)

“Tá todo mundo querendo ser feliz. Tá todo mundo querendo se livrar do sofrimento. Uns fazem isso de modo mais hábil, outros de uma forma mais atrapalhada. Se olharmos assim para todos os seres, amor é simplesmente desejar que o outro seja feliz e amplie as causas da felicidade, e compaixão é desejar que o outro consiga se liberar do sofrimento e de suas causas. Como é que vamos negar esse olhar para alguém? Não dá mais para deixar de oferecer esse olhar para todos.”

Nessa semana, vamos aprofundar nas inteligências de um coração aberto para pacificar e transformar todas as nossas relações – com nós mesmos, com os outros e com o ambiente ao redor.

Jeanne Pilli é professora do programa Cultivating Emotional Balance, aluna do professor Alan Wallace e do Lama Padma Samten, tradutora de livros e retiros de ensinamentos budistas.

Ação benéfica (com Eduardo Amuri)

“No geral, sonhamos e nos planejamos sozinhos. Nosso compromisso é com a gente mesmo, e só. Não é um jeito muito interessante de se operar, fica fácil deixarmos para lá. Quando estabelecemos um compromisso com alguém (ou até mesmo um compromisso público, com uma grande base), as chances de nos atermos aos planos e nos mobilizarmos para que eles sejam implementados cresce de maneira muito significativa. Contar com os olhos e os ouvidos dos outros definitivamente fará com que a gente caminhe melhor. E não estou falando só sobre dinheiro.”

Nessa semana, vamos explorar a relação entre o nosso trabalho (envolvendo tempo, rotina, dinheiro, sobrevivência, sentido, propósito) e as pessoas e comunidades ao redor.

Eduardo Amuri é um dos coordenadores do lugar, consultor financeiro e autor do livro Dinheiro sem medo.

Quando e como

Quando: 15 de janeiro (segunda, às 20h, com Gustavo); 22 de janeiro (segunda, às 20h, com Henrique); 2 de fevereiro (sexta, às 20h, com Jeanne); 15 de fevereiro (quinta, às 20h, com Amuri). Não há problema algum se você não conseguir acompanhar ao vivo. As palestras serão gravadas e os vídeos ficarão disponíveis em uma página especial junto com textos de apoio, práticas sugeridas e espaço de relatos. Importante: se estiver em estados sem horário de verão, coloque 19h às 21h em sua agenda.

Como: a cada semana, teremos uma palestra online de cerca de duas horas (gravada e disponível na íntegra a qualquer momento), um texto de apoio e uma prática para experimentarmos coletivamente. Depois dessas quatro semanas, vamos seguir assim por todo o ano, com outras práticas coletivas, uma por semana.

É por isso que a participação no intensivo é inseparável da participação no lugar. Para alguns, esse intensivo será algo pontual — com começo, meio e fim. Para outros, servirá de pontapé para processos que vamos aprofundar e colocar mais e mais em prática em nossas vidas, de modo contínuo e coletivo, durante meses ou anos.

Quer participar do intensivo?

Para participar do intensivo, basta entrar no lugar (veja abaixo como funciona).

Se você já está no lugar, está automaticamente dentro do intensivo, é só aguardar. O intensivo é mais uma dos movimentos que fazemos de modo contínuo para apoiar o florescimento das pessoas (como manhãs de silêncio, práticas semanais e grupos de estudos).

O que é o lugar?

O lugar é um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação. Cada pessoa é desafiada a se familiarizar com seu mundo interno e investigar diretamente, colocando à prova da experiência: Como a gente se transforma, pra valer, sem oba-oba ou fogos de artifício, com o pé no chão do cotidiano? O que é felicidade genuína? Como aproveitar os problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral, em um caminho de florescimento humano?

Uma prática por semana, todos juntos

Cada vez mais desconfiamos de ações isoladas e pontuais, de epifanias de fim de semana. Apostamos em continuidade, em praticar e tornar vivo o que já estamos cansados de entender. A cada semana, todos os participantes do lugar se juntam para experimentar uma prática e conversar sobre suas experiências.

Aqui estão as quatro frentes de transformação com apenas alguns exemplos de práticas que exploramos em meio ao cotidiano:

4fts2

Quais os benefícios?

Ao entrar no espaço online do lugar, você começa um processo coletivo de transformação envolvendo:

1

Ao trabalhar com o mundo interno em meio às situações, é possível fazer muitos experimentos: “Não exigir”, “Presentear uma pessoa desconhecida”, “Ver além da história”, “Relaxar”… Até agora sugerimos mais de 40 práticas para aproveitar qualquer experiência como combustível de florescimento.

2

O fórum do lugar é um espaço protegido com pessoas de todo canto do Brasil e do exterior que não se conectam por identificações (crença, estilo de vida, profissão, amizade), mas por parceria em processos de transformação.

3

Toda semana fazemos um encontro em vídeo com uma meditação guiada antes de começarmos o dia.

4

Todo mês convidamos uma pessoa para entrar em diferentes temas: relacionamentos, trabalho com sentido, equilíbrio emocional, dinheiro, morte, compaixão, economia da atenção, paternidade e maternidade…

5

Para quem gosta de algo estruturado como um curso, toda semana cada participante recebe um email direcionando seu aprofundamento em uma sequência de práticas: cada prática tem um vídeo, orientações detalhadas em texto e um espaço de relatos.

6

Temos um momento para conversar em grupo sobre como as práticas estão se abrindo em nossas vidas, obstáculos, dúvidas e o que mais cada um trouxer. Participam Gustavo Gitti, Fábio Rodrigues e quem mais quiser. Usamos a plataforma Zoom, que deixa a conversa muito viva.

Para você entrar e participar do lugar

Para entrar e participar, o valor é R$ 96 por mês*, via cartão de crédito. Se quiser fazer por depósito bancário, clique aqui. Se você fala português, mas não é brasileiro (não tem CPF), escreva para nós: coordenacao@olugar.org

A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento. Para entrar, clique abaixo.

Quero Entrar

*Se você você sentir que esse valor não se adequa à sua condição financeira, não deixe que isso seja um obstáculo. Escreva para nós: coordenacao@olugar.org

Nos vemos no lugar. Será um prazer seguir mais junto de você!