Um coração sem medo: grupo de estudos online

“O cultivo da compaixão pode ter enormes implicações sociais e mundiais. Imagine como seria o mundo se cada um de nós assumisse a compaixão como o princípio organizador da vida…” —Thupten Jinpa

O que está por trás de qualquer diálogo e de qualquer ação benéfica? Por exemplo, para dialogar sobre como reduzir a violência, a desigualdade social ou o aquecimento global, precisamos não necessariamente saber como, mas desejar dialogar e desejar tais mudanças. E de onde vem esse desejo? Onde tem alguma ideia ou algum feito positivo, tem necessariamente o quê? Tem a mente da compaixão: o ímpeto de reduzir o sofrimento e as causas do sofrimento.

Ainda assim, não paramos para estudar as várias inteligências e práticas por trás dessa palavra: “compaixão”. Muitos de nós guardamos uma definição própria, confundimos com pena ou passividade, não sabemos como praticar, tampouco como poderíamos introduzir mais compaixão nesse e naquele ambiente. Especialmente quando parece que precisamos de algum outro conceito ou modelo inovador, o que está faltando é compaixão.

A grande família humana e também nossas comunidades parecem estar com a atenção estilhaçada em inúmeros movimentos diferentes, sem a força que teríamos se agíssemos de modo mais concentrado. Não temos um sonho coletivo, não temos uma linguagem que dê conta de conectar tantas realidades diferentes. Uma das possibilidades mais imediatas para ultrapassarmos esses obstáculos é o estudo e a prática da compaixão.

Um livro perfeito para nos apoiar

No ano passado, Thupten Jinpa lançou seu primeiro livro para um público mais amplo: A Fearless Heart: how the courage to be compassionate can transform our lives. Ele foi rapidamente traduzido e lançado aqui pela editora Sextante. Um coração sem medo é um livro perfeito para um estudo como esse, pois apresenta exemplos práticos num contexto não religioso, acessível e com base em muitas pesquisas científicas.

Thupten Jinpa é doutor pela Cambridge University, professor na Faculdade de Estudos Religiosos na Universidade McGill (Montreal) e diretor do Instituto Mind and Life, dedicado ao diálogo entre as tradições contemplativas e a ciência. Ele foi monge e se tornou um geshe, título budista que se assemelha ao doutoramento e exige cerca de 20 anos de estudo acadêmico. Muitos o conhecem pois desde 1987 é o tradutor oficial de Sua Santidade o Dalai Lama. Jinpa é também um dos criadores do programa Compassion Cultivation Training, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, que fundamenta boa parte do conteúdo e das práticas sugeridas em Um coração sem medo. Hoje Jinpa mora em Montreal (Canadá) com a esposa e as filhas.

Você pode adquirir o livro digital para Kindle ou a edição impressa.

Quer participar?

Como o estudo é online, pessoas de todos os lugares poderão participar! Utilizamos o Zoom, um sistema em vídeo melhor que Skype e Google Hangout, que torna a conversa em vídeo bem real. Não é necessário participar ao vivo (tudo será gravado e segue disponível depois), mas se quiser, será às terças, das 19h30 às 21h, de 25 de julho até 10 de outubro. Vamos explorar um capítulo por encontro, aproveitando para fazer as práticas sugeridas no livro.

Já começamos, mas ainda dá tempo de você entrar, assistir ao primeiro vídeo, começar com as práticas e acompanhar. Estamos em mais de 200 pessoas de várias regiões do Brasil e também de cerca de 10 outros países.

Esse estudo será integrado às práticas e à comunidade do lugar. Apostamos em continuidade, não em ações pontuais. No lugar já estudamos o livro Sobre a arte de viver, recentemente passamos dez semanas debruçados no livro Meditação em ação para crianças (todas as conversas estão disponíveis em vídeo) e depois desse seguiremos com outros estudos. Isso sem contar as práticas semanais e também meditações guiadas.

Se você já participa do lugar, não há custo adicional, é só comprar o livro, colocar na agenda e fazer sua inscrição (o link está logo na página inicial dos participantes).

Se deseja entrar no lugar para participar do grupo de estudos sobre compaixão, veja como funciona: olugar.org. No caso de dúvida, escreva para nós: coordenacao@olugar.org

Para aumentar a diversão

Se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide alguma pessoa próxima para o estudo. Imagine o impacto social de mais e mais pessoas manifestando compaixão em seus relacionamentos e ações cotidianas…

Um abraço e até breve!