Curso online com Gustavo Gitti sobre relacionamentos


Arte: Leta Sobierajski

Introdução ao curso
Focos de cada semana
Para quem se destina
Como se inscrever

Introdução ao curso

“A maioria das pessoas já sabe o que deve ser feito: precisamos ser menos ciumentos, birrentos, ansiosos, autocentrados… A questão é: como?” Foi o que ouvi recentemente de uma amiga.

Esse curso não é sobre o que já sabemos. É sobre como praticar. Mais: como praticar sozinho (longe do outro e também na frente do outro), sem precisar que o outro também mude.

Ao falar em resposta padrão, apostamos em encarar a infinidade de perguntas sobre relacionamentos — “Como atravessar uma experiência de traição ou abandono? Como pacificar a relação antes do divórico? Como ser menos controlador? Como lidar com a ausência de sexo?” — como variações do mesmo tema. É esse o primeiro passo para reconhecer o que realmente nos faz sofrer e para experimentar práticas que nos levem a transformar as relações por dentro.

Nossa repulsa a manuais sobre como se relacionar (a tal “receita de bolo”) talvez esconda a crença de que sofremos por causa de histórias complicadas, daquelas que exigem três horas de contextualização, como se fôssemos especiais, com enroscos inéditos. O curioso é que enquanto criticamos os manuais secretamente cada vez mais os buscamos.

Em vez de aprender estratégias e novos hábitos para evitar o ciúme, podemos cultivar uma mente que não tem ciúme. Desse modo, com a prática, não ter ciúme será algo natural, sem esforço. A mente que investiga e trabalha com a raiva, por exemplo, não precisa de “10 dicas para não se irritar com sua namorada”.

Ao trabalhar com a resposta padrão, ao encarar todos os problemas de relacionamento como apenas um, ganhamos a possibilidade de superá-lo pela raiz com métodos poderosos e diretos. Só então poderemos de fato dispensar as receitas de bolo em vez de apenas falar que as dispensamos.

Imagine chegar em casa e encontrar sua esposa ou seu marido sentado em silêncio contra a parede:

— O que você está fazendo, amor?

— Estou removendo as bases de qualquer futuro ciúme, por mim e por todos.

Focos de cada encontro online

Serão cinco encontros com transmissão ao vivo em vídeo: cerca de uma hora de fala e meia hora para perguntas. Depois farei outro vídeo comentando relatos e perguntas de quem não acompanhou ao vivo.

Nossas conversas e práticas aprofundarão os seguintes focos:

O contexto da resposta padrão e os aspectos sutis por trás das histórias: por que sofremos tanto? A importância do sofrimento para lembrar que o caminho do controle não funciona. A prática de soltar.

Emancipação emocional: como se relacionar com energia autônoma? A prática de não exigir: em vez de esperar que o outro se comporte de tal e tal jeito, como trabalhar com nosso mundo interno?

Os jogos que nos afastam da realidade: como reconhecer nossas teorias, identidades e bolhas de realidade. Seriedade, rigidez, fixação. A importância de não saber.

As práticas do amor genuíno, da alegria e da compaixão: como converter nossas relações condicionadas em relações de parceria. As várias inteligências e meios hábeis para se relacionar além do controle.

A brincadeira das cartas com a “resposta padrão” e como ajudar outras pessoas em relações aflitivas. O processo de aproveitar e se divertir com cada confusão nos relacionamentos. A importância da continuidade: como seguir praticando. Caminhos possíveis de liberação além de qualquer curso: até quando vamos ficar fazendo cursos assim?


Cada participante terá acesso a:

  • um PDF com 60 páginas resumindo os principais pontos de cada processo, com recomendação de textos, livros e filmes;
  • uma página especial com todos os vídeos (disponíveis a qualquer momento), práticas da semana e a carta com a resposta padrão;
  • além de tudo o que oferecemos no lugar.

Para quem é esse curso

Como o curso é online, pessoas de todos os lugares poderão participar!

O curso é direcionado a pessoas solteiras, namoradas, casadas, divorciadas, quase separadas, viúvas, não importa. Casais podem participar, mas não como casal: cada pessoa se inscreve e faz seu próprio processo.

Não esperem palestras em PowerPoint vindas de um especialista. Sem soluções rápidas e românticas, teremos sempre uma “lição de casa” para trabalhar todo dia em meio às relações e também para praticar de modo formal, em recolhimento.

Gustavo Gitti

Sou coordenador do lugar, professor de TaKeTiNa e colunista da revista Vida Simples.

Vou oferecer esse curso do coração — como um amigo, um parente ou um vizinho da comunidade, não como psicólogo, especialista ou professor. O que chamo de “Resposta padrão para qualquer problema de relacionamento” tem duas grandes origens: o contato diário com muito sofrimento (meu e dos outros ao redor) e o contato com tradições de sabedoria e métodos de investigação e cultivo de nosso mundo interno. Desse modo, o referencial para lidar com os obstáculos não precisa vir de livros, palestras, listas de bons hábitos, filosofias, boas ideias, teorias, modelos… — ele pode ser interno, vir de nossa própria prática de familiarização com a mente, com os pés no chão da vida cotidiana, quando olhada com mais profundidade. Todos nós temos esses dois pré-requisitos para a transformação: sofrimento e potencial de liberdade.

Minha motivação é que o foco estreito em tentar resolver algum problema de relacionamento se transforme em combustível para um caminho muito mais amplo. Que esse curso sirva de ponte para isso.

Quando e como será?

As transmissões ao vivo acontecerão nos dias 13/6, 20/6, 27/6, 4/7 e 11/7 de 2017, às terças, das 20h às 21h30.

Todos os inscritos no curso receberão por email o link de cada transmissão junto com a página especial. Se você não puder participar ao vivo nesses horários, não há problema: todos os vídeos ficarão disponíveis durante o período do curso, então é só ver em outro horário e passar a semana com tais práticas e contemplações como lição de casa.

resposta-padrao-relacionamento-gustavo-gitti-o-lugar
No último dia do curso cada pessoa recebe três cartas assim (são seis páginas) para que possa em algum momento entregar para alguém em sofrimento e abrir uma conversa

Como se inscrever

Inscrições encerradas.

Provavelmente teremos uma novo processo no ano que vem. Para ser avisado, assine a newsletter do lugar.