Drama – ciclo online sobre nossas principais emoções (2019)

“Se quisermos assistir a um verdadeiro drama, não precisamos ligar a TV — ele está  bem aqui em nossa vida, repleta de emoções, ansiedade e depressão. E se quisermos fofocar sobre esse drama, não precisamos ir para o chat. A fofoca está bem aqui, em nossos pensamentos.”

—Dzogchen Ponlop Rinpoche

Vamos admitir: não gostamos de sentir medo, ansiedade, raiva, inveja, ciúme, tristeza… Saímos em busca de uma solução imediata para alívio da dor e rapidamente perdemos a oportunidade de conhecer a riqueza que surge exatamente junto com o problema. 

O medo nos convida a contemplar a impermanência, a raiva vem com uma energia que possibilita realizar algo extraordinário, a inveja escancara sonhos escondidos e a tristeza abre a porta dos nossos corações. 

Durante 4 encontros vamos sorrir para nossos dramas emocionais e olhar além do enredo discursivo que nos propõe o medo, a raiva, a inveja e a tristeza.

Em cada encontro, falaremos sobre uma emoção específica:

Quem vai conduzir?

Isabella e Nathália são professoras formadas no programa Cultivating Emotional Balance, concebido por Alan Wallace, Paul Ekman e Eve Ekman. Criadoras do o curso das emoções, trazem as emoções para uma conversa lúdica e leve em primeira pessoa.

Isabella Ianelli é formada em Pedagogia (USP) e pós-graduada em Arte-educação (USP). Professora certificada do programa Cultivating Emotional Balance, estuda práticas de atenção para alunos na rotina escolar, conduz grupos de estudos e ações práticas. Por dez anos trabalhou como professora de educação infantil do colégio Dante Alighieri. É também atriz, formada pelo Studio Fátima Toledo.

Nathália Roberto é sócia da Kind, do curso das emoções, certificada pelo programa CEB (Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute for Consciousness) e também conduz grupos de estudos e práticas. Trabalhou durante oito anos no mercado de moda, é pós-graduada em marketing pela Fundação Dom Cabral e graduada em comunicação social pela PUC de Minas Gerais.

Convide duas pessoas

Se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide duas pessoas próximas para o Drama. Além de ser mais fácil ter alguém próximo imerso nas mesmas práticas e contemplações, nossa transformação só vai se tornar natural e contínua se a rede ao nosso redor mudar também.

É só ligar para a pessoa ou enviar o link para essa página: olugar.org/drama

Quer participar?

Como o estudo é online (em vídeo), pessoas de todos os lugares poderão participar! Não é necessário participar ao vivo, pois tudo será gravado e segue disponível depois, mas se quiser: serão 4 encontros semanais, sempre às segundas, das 19h30 às 21h, nos dias 11, 18, 25 de novembro e 2 de dezembro.

Esse estudo será integrado às práticas e à comunidade do lugar. Apostamos em continuidade, não em ações isoladas e pontuais. No lugar já estudamos os livros Um coração sem medo, O poder de uma pergunta aberta, Quando tudo se desfaz — e depois desse seguiremos com outros ciclos, intensivos, estudos. Todos os vídeos desses estudos seguem disponíveis. Isso sem contar as práticas semanais, intensivos e também meditações guiadas.

Se você já participa do lugar, é só colocar na agenda e relaxar. Se participava, é só voltar.

Se deseja entrar no lugar para participar do grupo de estudo, veja abaixo como funciona.

O que é o lugar?

O lugar é um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação. Cada pessoa é desafiada a se familiarizar com seu mundo interno e investigar diretamente, colocando à prova da experiência: Como a gente se transforma, pra valer, sem oba-oba ou fogos de artifício, com o pé no chão do cotidiano? O que é felicidade genuína? Como aproveitar os problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral, em um caminho de florescimento humano?

Uma prática por semana, todos juntos

Cada vez mais desconfiamos de ações isoladas e pontuais, de epifanias de fim de semana. Apostamos em continuidade, em praticar e tornar vivo o que já estamos cansados de entender. A cada semana, todos os participantes do lugar se juntam para experimentar uma prática e conversar sobre suas experiências.

Aqui estão as quatro frentes de transformação com apenas alguns exemplos de práticas que exploramos em meio ao cotidiano:

4fts2


Para você entrar e participar do lugar

Para entrar e participar, o valor é R$ 96* por mês, via cartão de crédito. Se quiser fazer por depósito bancário, clique aqui. Se você fala português, mas não é brasileiro (não tem CPF), escreva para nós: coordenacao@olugar.org

O lugar é uma empresa bem pequena (somos seis: Gustavo, Polliana, Eduardo, Isabella, Fábio e Geovana). Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho.

A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento. Para entrar via cartão de crédito, clique abaixo.

Quero Entrar

*Se você você sentir que esse valor não se adequa à sua realidade, não deixe que isso seja um obstáculo. Escreva para nós: coordenacao@olugar.org

É realmente uma alegria poder iluminar coletivamente as principais emoções que, sem consciência, causam tanto sofrimento em múltiplas escalas. Todo mundo está convidado!