Ficando presentes e juntos em tempos difíceis

por Gustavo Gitti

Frank Ostaseski e Roshi Joan Halifax

Pessoal, depois de participar do ciclo “Mãos e Olhos”, a Jeanne Pilli se ofereceu para traduzir essa série de webinars extraordinários: “Bearing Witness Together in Troubled Times”. Desfrutem! Deixamos abaixo todas as informações para você se inscrever.

Estamos vivendo tempos sem precedentes e muitas pessoas estão sofrendo, tanto física quanto emocionalmente. Esses três encontros online são uma oportunidade preciosa para tocarmos a verdade da incerteza e da perda que todos estamos enfrentando. Com Frank Ostaseski e Roshi Joan Halifax, vamos explorar a tristeza, a perda, a incerteza e as habilidades para trabalharmos com as profundas perturbações que todos estamos enfrentando hoje como resultado da presença da Covid-19 em nossas vidas. Veja os temas e a descrição de cada encontro abaixo.

O primeiro encontro já aconteceu no dia 27/abril, mas ele foi gravado e você poderá acessá-lo (sem tradução para o português). Os próximos encontros serão traduzidos simultaneamente para o português e os vídeos e áudios com a tradução ficarão disponíveis também. Você também poderá fazer perguntas em português.

O Upaya Zen Center e o Metta Institute estão oferecendo esta série de conversas online gratuitamente, porém sugerimos uma doação. Esse ato de generosidade fará uma enorme diferença na capacidade dessas instituições de ensino para continuarem oferecendo experiências de aprendizado e de práticas tão importantes. Você pode doar com cartão de crédito ou via PayPal nessa página.

Em todo o mundo, muitas pessoas estão fisicamente isoladas, algumas sem ninguém com quem conversar ou de quem possam receber apoio. Nossa intenção é criar um espaço onde possamos estar juntos para aprender uns com os outros enquanto navegamos nesses tempos difíceis. Esta reunião não pretende dar às pessoas todas as respostas, mas sim “testemunhar juntos” a dor e o amor que estão presentes neste momento, sabendo que precisamos um do outro agora mais do que nunca.

As sessões serão facilitadas por Roshi Joan Halifax e Frank Ostaseski, dois renomados professores que há décadas ajudam os que enfrentam doenças, dores e perdas. Veja as biografias abaixo. As sessões incluirão uma breve meditação, palestras de Frank e Roshi Joan e perguntas e respostas para que as pessoas façam perguntas ou compartilhem suas experiências.

Inscrevendo-se uma única vez, você terá acesso a qualquer uma dessas sessões. Você poderá se registrar a qualquer momento, até 11 de maio. Assim que enviar o formulário, surgirá uma página com o link do webinar e também com as informações para você fazer sua prática de generosidade, contribuindo com qualquer valor.

Temas de cada encontro

Os encontros acontecem às segundas, das 14h às 15h30 (horário de Brasília).

27 de abril: “Encontrando equilíbrio em tempos incertos
Com lembretes constantes para mantermos distância uns dos outros, higienizar os balcões da cozinha e remover os vírus potencialmente perigosos de nossas mãos, podemos facilmente nos habituar à cautela e ao estado de alerta, que levam à exaustão física e emocional. Neste webinar, exploraremos juntos práticas pragmáticas para ajudar a regular nossos alarmes de alerta interno e restaurar a estabilidade, a calma e a clareza necessárias ao discernimento sábio e à ação compassiva.

4 de maio (segunda agora!): “Abrindo e cultivando o coração humano em meio às circunstâncias
Vamos explorar a necessidade de nos aterrarmos, nos abrirmos e cultivarmos nosso coração humano. O webinar apresentará práticas para cultivar e fortalecer as quatro qualidades humanas essenciais do amor, necessárias para enfrentar as dificuldades da vida, e para cuidarmos dos outros profundamente sem nos sentirmos esgotados.

11 de maio: “Esperança sábia, seja como for
Vamos explorar a esperança como uma necessidade humana básica, que pode ser uma força otimizadora, incluindo leveza, recursos internos, coragem e imaginação. Para ser útil, a esperança requer uma intenção clara e simultaneamente uma habilidade de soltar.

Faça a sua inscrição aqui →

Sobre Roshi Joan Halifax e Frank Ostaseski

ROSHI JOAN HALIFAX, PhD, é professora budista, sacerdotisa zen, antropóloga e escritora. Ela é fundadora, abadessa e professora diretora do Upaya Zen Center, um monastério budista em Santa Fe, Novo México. Ela obteve doutorado em antropologia médica em 1973. Lecionou sobre o tema da morte e do morrer em muitas instituições acadêmicas, incluindo a Harvard Divinity School e a Harvard Medical School, Georgetown Medical School, University of Virginia Medical School, Duke University Medical School, University of Connecticut Medical School, entre muitas outras. Ela recebeu uma bolsa da National Science Foundation em Antropologia Visual e foi pesquisadora honorária em Etnobotânica na Harvard Medical School.

De 1972 a 1975, ela trabalhou com o psiquiatra Stanislav Grof, do Centro de Pesquisa Psiquiátrica de Maryland, em um trabalho pioneiro com pacientes com câncer terminal, usando o LSD como um complemento à psicoterapia. Após o projeto LSD, ela continuou a trabalhar com pessoas gravemente doentes e suas famílias e a ensinar profissionais de saúde, bem como a leigos a cuidar compassivamente dos doentes. É diretora do projeto Being with Dying (Presente no Morrer) e fundadora do Projeto Prisional Upaya, que desenvolve programas de meditação para prisioneiros.

Nos últimos quarenta anos, ela tem atuado ativamente na questão ambiental. Estudou por uma década com o professor Zen Seung Sahn na Escola Zen Kwan Um. Recebeu a Transmissão da Lâmpada de Thich Nhat Hanh e recebeu Inka do Roshi Bernie Glassman. Professora Fundadora da Ordem Zen Peacemaker e fundadora da Ordem Budista da Montanha Prajna, seu trabalho e prática por mais de quatro décadas se concentrou no budismo engajado. Seus livros incluem: The Human Encounter with Death (com Stanislav Grof); The Fruitful Darkness, A Journey Through Buddhist Practice; Simplicity in the Complex: A Buddhist Life in America; Being with Dying: Cultivating Compassion and Wisdom in the Presence of Death (“Presente no Morrer: Cultivando a Compaixao e o Destemor na Presença da Morte”); e Standing at the Edge: Finding Freedom Where Fear and Courage Meet.

FRANK OSTASESKI é pioneiro em cuidados no final de vida. Em 1987, ele co-fundou o Zen Hospice Project, o primeiro hospice budista na América. Dirigiu esse trabalho inovador por quase 20 anos, estabelecendo um modelo para o cuidado consciente e compassivo. Em 2005, fundou o Metta Institute, treinando inúmeros médicos e cuidadores na área da saúde e construindo uma rede nacional de educadores, advogados e guias para aqueles que enfrentam doenças que ameaçam a vida.

Frank dedicou sua vida ao serviço. Tem feito a fusão de insight espiritual e ação social prática, que se manifesta cuidando dos sem-teto, trabalhando na linha de frente da epidemia de Aids, fazendo lobby no congresso, ensinando meditação e, o mais assustador, criando quatro adolescentes ao mesmo tempo.

Destilou lições duramente conquistadas de sua própria jornada de vida e sintetizou 30 anos de estar presente no momento de morte em sua marca pessoal de sabedoria. Ele inspira e envolve diversas audiências, de alunos da Harvard Medical School a médicos da Mayo Clinic e buscadores da Wisdom 2.0. Seu trabalho foi destacado no The Oprah Winfrey Show, apresentado por Bill Moyers em sua série de televisão PBS On Our Own Terms e homenageado por Sua Santidade o Dalai Lama. É o autor do livro The Five Invitations: Discovering What Death Can Teach Us About Living Fully.

Faça a sua inscrição aqui →