Cancelamento
Se você pensou em cancelar sua contribuição, pode ser que esteja se sentindo sem tempo ou pode ser que esteja passando por uma crise financeira, então listamos abaixo algumas situações comuns e possibilidades a partir daí. Tem alguns pontos importantes abaixo, então sugerimos que leia com atenção.
Sugerimos também que cheque a agenda do lugar, pois temos percebido que é muito comum as pessoas cancelarem e logo pedirem para voltar.
“Estou sem tempo” ou “Não estou aproveitando como gostaria”
Às vezes romantizamos o que seria praticar e se transformar. Evitamos reconhecer a riqueza de nossa condição atual e sonhamos em começar depois: “Preciso só me organizar melhor para depois enfim começar a…” Muitas vezes o que chamamos de “falta de tempo” é apenas confusão de prioridades. Não precisamos de um tempo “extra” para fazer as práticas do lugar. Não precisamos resolver a vida antes. Podemos praticar no meio de tudo.
Se você vê benefícios, mas sente que está sem tempo ou não está aproveitando como gostaria, você pode cancelar ou seguir oferecendo a contribuição mensal. Se quiser seguir oferecendo, você segue com acesso para aproveitar à vontade quando puder e também pode presentear alguém por um tempo (sem ter um valor a mais por isso). Você pode escolher alguém próximo que visualiza aproveitando ou deixar que a gente ofereça quando alguém nos escrever com dificuldade financeira e disposição genuína de participar.
O valor da contribuição recorrente não é apenas algo que pagamos em troca de um benefício pessoal, mas algo que oferecemos com alegria para apoiar a existência de um espaço como esse, que estimula a transformação de muitas vidas. Naturalmente, aproveitamos mais em um mês, menos em outros, mas há pessoas que seguem apoiando de modo constante, se sentindo parte do processo. Visualizamos o lugar como um laboratório para experimentar como uma comunidade pode se ajudar mais diretamente, sem precisar de publicidade, grandes corporações etc.
“Estou passando por dificuldades financeiras”
Nossa motivação é estimular a continuidade do processo de transformação. Grana às vezes oscila, tempo, interesse e nível de envolvimento também, mas isso não deveria ser critério para pararmos esse processo. Então, se você está com dificuldade financeira e têm interesse em seguir praticando como for possível, é só pedir: nós cancelamos sua cobrança, você segue participando e agradece a todos os outros participantes que estão possibitando isso.
Esse é um modo de aproveitar até mesmo esse funcionamento mais burocrático para experimentarmos outra forma de viver e nos relacionar. O lugar não é uma corporação como a Netflix, então podemos manter esses laços humanos além do processo financeiro.
Depois, quando estiver em outra condição (e às vezes a vida gira rápido), você pode voltar a oferecer e apoiar o lugar.
Ter disposição para se transformar é mil vezes mais raro do que ter dinheiro. Dinheiro muita gente arranja, mas não é fácil encontrar uma pessoa curiosa em relação ao mundo interno, com um desejo genuíno de ganhar clareza e ajudar os outros. Tanto é que desde o começo do lugar em 2013 nós sempre demos essa possibilidade da pessoa seguir praticando sem pagar nada. É só pedir. Nunca barramos ninguém que deseja seguir.
“Não vi benefícios e apenas quero sair”
Se você não sentiu conexão com as práticas ou simplesmente não quer participar nem apoiar outra pessoa, faremos o cancelamento em até 72h. Não é necessário, mas se você puder contar o motivo da sua decisão, agradecemos: isso nos ajuda a tornar o processo inteiro melhor. Nós aprendemos com esses casos, então estamos abertos se quiser compartilhar alguma sugestão ou crítica.
Atenção: o valor depois será maior
Sempre que uma pessoa começa a oferecer anualmente ou mensalmente, mantemos esse valor por anos, indefinidamente ou “para sempre”, até o lugar acabar! O valor dos participantes nunca muda, mesmo quando reajustamos o valor para quem entra pela primeira vez. É um modo de reconhecermos e encorajarmos a continuidade tanto da participação quanto da contribuição.
Portanto, se você cancelar agora, o sistema interromperá a assinatura e gerará outra assinatura com o valor maior atual (R$ 150) quando você quiser retornar.
O lugar é uma empresa bem pequena (Gustavo, Lia, Eduardo, Isabella, Daniel, Fábio e Geovana). Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho.
Agora é só nos escrever!
Por favor, conte qual dessas situações é o seu caso e o que você deseja: coordenacao@olugar.org