Semana de silêncio (2019)

Se você sentir que algum desses áudios foi verdadeiramente útil, por favor escreva para gustavo@olugar.org, pois ao fim dessa semana vamos disponibilizar apenas alguns deles na página olugar.org/meditacao

Indicamos em que ponto começa a meditação, mas muitas vezes a visão que vem antes é mais importante do que a instrução.

Prática simples para o cotidiano

Se eu pudesse recomendar apenas uma prática para você fazer a qualquer momento durante os próximos dias, seria essa (trecho de um curso que ofereci recentemente em Campinas)… Descrevo a instrução nos primeiros 10 minutos:



Segunda: estabilidade

1. Introdução + práticas para o cotidiano + repouso no estado natural . A meditação começa em 27:15 (download ↓):

2. Contexto de shamatha com foco no corpo inteiro respirando — método de Asanga . A meditação começa em 5:40 (download ↓):

3. Nuances de shamatha com foco na respiração. A meditação começa em 10:19 (download ↓):

Terça: coração

4. A origem do relaxamento mais profundo + shamatha. A meditação começa em 24:10 (download ↓):

5. Olhar os outros como machucados (compaixão) e com potencial infinito (bondade amorosa), ao mesmo tempo — quatro qualidades incomensuráveis com os outros e consigo. A meditação começa em 13:50 (download ↓):

6. Apreciação de nosso passado, qualidades, bondade dos outros, problemas… — prática de alegria (mudita). A meditação começa em 11:06 (download ↓):

Quarta: clareza

7. Lucidez com relação à própria mente — primeira parte: relaxamento em savasana e depois shamatha com foco na mente. A meditação começa em 21:05 (download ↓):

8. Lucidez com relação à própria mente — segunda parte: shamatha + investigação da natureza dos pensamentos. A meditação começa em 5:50 (download ↓):

Sugestão de alongamento

A Geovana (professora de Yin Yoga) gravou um vídeo com 3 sugestões. Se for útil, deixe seu relato para que ela grave mais sequências simples e curtas como essa.



Conversa no fórum

Estamos conversando em vídeo ao fim das práticas, mas você pode também deixar seu relato ou pergunta aqui nesse tópico.

Aprofundamento

A coisa mais importante é se deslocar até uma grande professora ou professor para receber instruções. É muito importante desenvolver o hábito de guardar dinheiro e viajar pelo menos uma vez por ano. Em agosto, dois grandes mestres de meditação vem até o Brasil. Clique para saber todas as informações e já coloque na agenda: Mingyur Rinpoche (não perca especialmente o retiro “Explorando a Natureza da Mente”) e Dzogchen Ponlop Rinpoche (escolha um dos retiros e vá!). Esperamos encontrar com você! Não há pré-requisitos.

Se quiser se aprofundar nas práticas de shamatha ensinadas por Alan Wallace e entende inglês, há infinitas meditações guiadas que foram gravadas em diversos retiros de 8 semanas. O que eu faço, por exemplo, é procurar no Google por “asanga sbi alan wallace” (sem aspas): surgem muitas meditações! ;-) Se você já tem alguma familiaridade com os ensinamentos budistas e também com as práticas ensinadas pelo lama Alan Wallace, sugerimos participar do próximo retiro com ele no Brasil, em outubro.

Se não entende inglês, sugerimos essa sequência maravilhosa que Jeanne Pilli conduziu online recentemente.

Sobre bodicita (a grande motivação que deveríamos ter em qualquer prática ou ação cotidiana), um curso recente do Gustavo em Campinas: estudo + meditações guiadas.