SIM 2024: Intensivo online para sonhar outro mundo

Encontros ao vivo com Eliane Brum, Wendy Johnson Sensei, Báyò Akómoláfé, Sérgio Vaz, Fabiana Moraes, Bruno Torturra e Geni Nuñez – comece o ano ouvindo esses seres visionários e meditando em comunidade!

Nosso convite resumido em um minutinho

Atenção: a gravação do primeiro encontro já está disponível (junto das meditações guiadas que fizemos nos dias seguintes) e o segundo encontro será apenas dia 9 de fevereiro, sexta, às 11h, com o grande filósofo nigeriano Báyò Akómolàfè, que falará conosco de sua casa na Índia. O SIM seguirá até a última semana de março, então ainda dá tempo de entrar!

Arte de Fábio Rodrigues para o SIM 2024, a partir da contemplação da flor da erva Tithonia diversifolia, conhecida por margaridão, girassol-mexicano, mirassol, mão-de-Deus ou flor do Amazonas — como todas as outras escolhidas para ilustrar as edições anteriores do SIM, o margaridão é uma planta pioneira que consegue se adaptar e florescer em terrenos erodidos e degradados, exatamente a inteligência que mais precisamos manifestar em nosso mundo

“Dizer não às más ideias e aos maus atores simplesmente não basta. O mais firme dos nãos tem de ser acompanhado por um sim ousado e visionário — um plano para o futuro que seja crível e atraente o suficiente para que um grande número de pessoas se movimente para vê-lo realizado. O sim é o farol nas tempestades por vir que vai nos impedir de perder o rumo.”

—Naomi Klein (no livro “Não basta dizer não”)

Em 2019 organizamos a primeira edição do intensivo SIM. A resposta das participantes foi tão forte que entendemos a necessidade de organizar esse intensivo anualmente. Nas edições de 2020 a 2023, convidamos grandes seres para nos orientar, entre eles Ailton Krenak por duas vezes. Foi maravilhoso, os encontros foram imediatamente transcritos pela comunidade, são vistos até hoje, desaguaram em práticas e acabaram se desdobrando em muitos processos ao longo dos anos.

Agora faremos a sexta edição do SIM, dessa vez com Eliane Brum, Wendy Johnson Sensei, Bayo Akomolafe, Sérgio Vaz, Fabiana Moraes, Bruno Torturra e Geni Nuñez para nos orientar por várias semanas de estudo e prática. Em seus trabalhos, todos manifestam a atitude visionária e propositiva que o Brasil e o mundo tanto precisam.

Será on-line, com cerca de 900 participantes de todos os estados do Brasil e de mais de 20 países. Veja abaixo como será e comece o ano imaginando e praticando em comunidade.

Eliane Brum, Geni Nuñez, Wendy Johnson Sensei, Fabiana Moraes, Báyò Akómoláfé, Bruno Torturra e Sérgio Vaz (leia abaixo sobre os professores convidados)

Um outro mundo é possível

Observe a quantidade de tempo que perdemos repercutindo falas absurdas de políticos, memes e hashtags, distraídos por uma enxurrada de desinformação. Sem querer, ficamos impotentes. Deixamos que a notícia do dia sequestre nossas conversas e defina nossos movimentos. Quando os problemas se intensificam, nossa reação habitual é negar, reclamar, nos juntar pela oposição, apontar culpados e inimigos. Isso quando não “ligamos o foda-se” e tentamos só buscar algum sucesso pessoal.

E se a gente começar a afirmar outra coisa? Em vez de apenas combater monstros e problemas, e se olharmos para a nossa própria bondade e criatividade? E se fortalecermos ainda mais nossas qualidades positivas, sonhos, visões amplas e relações? E se trocarmos desespero por compaixão, medo por alegria, autointeresse por comunidade?

É hora de retomar nossa dignidade. É hora de desbloquear nossa imaginação para expandir os limites do que hoje parece possível. É hora de dizer sim para um outro mundo. Se não deixamos nossa visão ser aprisionada, a vida ser rebaixada e as conversas serem pautadas externamente, somos muito mais poderosos do que parecemos. Como diz o lama Alan Wallace, esse mundo precisa ser chacoalhado. E calhou de ser por nós! Quem mais poderia chacoalhar o mundo?

Convidamos grandes seres para imaginar conosco e sugerir práticas!

Ficamos muito honrados com cada “Sim” que recebemos ao convidar esses grandes professores. Agradecemos cada participante do lugar que torna possível fazermos esses convites em nome de toda uma comunidade.

Eliane Brum

Eliane Brum é gaúcha de Ijuí e nasceu em 1966. É jornalista, escritora e documentarista. Eliane é a jornalista mais premiada do Brasil, segundo levantamento anual feito pelo site especializado Jornalistas & Cia. Em 2021, recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot, oferecido pela Columbia University School of Journalism, de Nova York (EUA), o mais relevante prêmio de jornalismo das Américas e o mais antigo do mundo, por sua carreira.

Assina a direção e codireção de quatro documentários. O primeiro deles, Uma História Severina, foi reconhecido por 17 prêmios nacionais e internacionais. É colunista do jornal espanhol El País e colaboradora de vários jornais e revistas da Europa e dos Estados Unidos, como The Guardian e The New York Times. Jornalista há quase 35 anos e cobrindo a Amazônia há quase 25, desde 2017 vive e trabalha a partir de Altamira, no Médio Xingu, um dos epicentros da destruição da floresta amazônica. Publicou oito livros no Brasil, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios. Seu livro mais recente é Banzeiro Òkòtò: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, publicado pela Companhia das Letras.

Eliane é uma das fundadoras do SUMAÚMA, plataforma de jornalismo que não vem dos centros políticos e financeiros, mas do centro da vida: a floresta. Conheça e apoie!

Ficamos em êxtase ao receber sua confirmação! É a segunda vez que ela participará do SIM. Em 2022, estávamos em 500 pessoas ao vivo em um encontro muito íntimo e de arrepiar —  nos sentimos sentadinhos aos pés da poltrona de Eliane, na sala de sua casa em Altamira.

Wendy Johnson Sensei

Sensei Wendy Johnson vive na Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), pratica e estuda o Zen há 40 anos e conduz retiros de meditação em todo o país desde 1992 como professora do Darma ordenada nas tradições do mestre Thich Nhat Hanh, do San Francisco Zen Center e do Upaya Zen Center. Wendy é uma das fundadoras do programa de horta e fazenda orgânica do Green Gulch Farm Zen Center, onde viveu com sua família de 1975 a 2000. Tem ensinado jardinagem e educação ambiental desde o início dos anos 1980.

Em 2000, Wendy e o seu marido, Peter Rudnick, receberam o prêmio de Agricultura Sustentável da Associação Nacional de Agricultura Ecológica. Desde 1995 é mentora e conselheira do programa Edible Schoolyard da Chez Panisse Foundation, e escreve na coluna trimestral “On Gardening” para a revista budista Tricycle. É autora do livro Gardening at the Dragon’s Gate: At Work in the Wild and Cultivated World.

Será o primeiro encontro da comunidade do lugar com essa grande professora! Sua fala será logo na semana de abertura do SIM 2024. A tradução será da maravilhosa Jeanne Pilli.

Báyò Akómoláfé

Báyò Akómoláfé é um filósofo nigeriano. Enraizado no povo Yoruba em um mundo-mais-que-humano, é o pai de Alethea Aanya e Kyah Jayden Abayomi, e o companheiro de vida de Ijeoma Clement. É pensador pós-humanista, poeta, professor e escritor mundialmente reconhecido por sua abordagem criativa, não convencional, contra-intuitiva e indígena sobre a crise global. Escreveu dois livros: These Wilds Beyond our Fences: Letters to My Daughter on Humanity’s Search for Home e We Will Tell our Own Story: The Lions of Africa Speak.

Dr. Akomolafe é o fundador da Emergence Network, uma iniciativa planetária que busca reunir comunidades de novas maneiras em resposta aos desafios civilizacionais críticos que enfrentamos como espécie. Conduz também o curso e festival pós-ativista We Will Dance with Mountains. Atualmente leciona no Pacifica Graduate Institute, na Califórnia, e na Universidade de Vermont. Já ensinou como professor-convidado em muitas instituições, como a Schumacher College, na Inglaterra. Participa do conselho de muitas organizações, incluindo Science and Non-Duality (EUA) e Ancient Futures (Austrália). Recebeu diversas premiações e títulos, como Doutor Honoris Causa pelo California Institute of Integral Studies, New Thought Leadership Award 2021 e Excellence in Ethnocultural Psychotherapy Award no African Mental Health Summit 2022. É membro do Clube de Roma, Fellow da Royal Society of Arts no Reino Unido e Embaixador da Wellbeing Economy Alliance, além de consultor da UNESCO para o projeto Imagining Africa’s Futures.

Bayo falará conosco de sua casa em Chennai, na Índia. Estamos muito empolgados e ele também! Quase não há material dele e sobre seu pensamento em português. Será um momento raro. A tradução será também da querida Jeanne Pilli. Para esquentar e conhecer mais de seu trabalho: www.bayoakomolafe.net.

O mundo é maior do que as narrativas, mais extenso do que as conclusões, mais incisivo do que as punições, mais nobre do que o pensamento antropocêntrico, mais curioso do que as soluções e mais abundante do que as chegadas. Em suma, não fazemos o mundo sozinhos, o mundo também nos faz. Talvez o mundo também queira nos tornar um lugar melhor.

Báyò Akómoláfé

Geni Núñez

Geni Núñez é escritora, psicóloga, mestre em Psicologia Social e doutora pela UFSC. É ativista indígena guarani, membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa, organização indígena que congrega coletivos do povo Guarani das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

No intensivo SIM de 2021, Geni nos ofereceu uma fala profunda, firme e serena. A comunidade toda ficou tão tocada que foi inevitável convidá-la novamente em 2022 para falar sobre o reflorestamento do tempo a partir da perspectiva guarani de tempo espiralar. Para a nossa alegria, será a terceira vez que Geni estará com a comunidade do lugar!

Durante a pandemia, escreveu e publicou o livro infantil Djatchy Djatere: o saci guarani. Mais recentemente, a editora Planeta publicou seu novo livro: Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar.

Foto de Jairo Goldflus

Sérgio Vaz

Sérgio Vaz é considerado o poeta da periferia. Mora em Taboão da Serra (SP) e, além de escrever, é agitador cultural nas periferias do Brasil. É criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa — movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. O projeto também promove o encontro de leitores e escritores, além de divulgar a poesia nas escolas. Improvisa uma sala de cinema na laje do boteco e abre espaço para a produção cinematográfica alternativa das quebradas. Sua iniciativa influenciou e deu origem a mais de 50 saraus, além da publicação independente de mais de 100 livros.

Sérgio Vaz já recebeu os prêmios Unicef (2007), Orilaxé (2010), Trip Transformadores (2011), Governador de São Paulo, nas categorias Inclusão Cultural e Destaque Cutural (2011), Heróis invisíveis e Hutúz. Em 2009 foi eleito pela revista Época uma das cem pessoas mais influentes do Brasil. É autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania. Tem várias participações poéticas em CDs de Rap: Sabedoria de Vida, GOG, 509-E, Di Função, Versão Popular, Periafricania, entre outros.

Seu primeiro livro foi publicado de modo independente em 1988 e em 2023 a editora Global lançou seu décimo livro: Flores da batalha.

A conversa será mediada pelo querido artista Gsé Silva, amigo de Sérgio Vaz e participante da comunidade do lugar há muitos anos.

Fabiana Moraes

Fabiana Moraes é recifense, nascida no Alto José Bonifácio. É jornalista com mestrado em Comunicação e doutorado em Sociologia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como repórter, recebeu três prêmios Esso com as reportagens A Vida Mambembe, Os Sertões e O Nascimento de Joicy. Ganhou também o Prêmio Petrobras de Jornalismo com a reportagem Casa Grande e Senzala e o Prêmio Embratel com a reportagem Quase Brancos, Quase Negros. É autora de seis livros, entre eles o recente A pauta é uma arma de combate: subjetividade, prática reflexiva e posicionamento para superar um jornalismo que desumaniza (2022). Foi finalista do Prêmio Jabuti por três vezes.

Fabiana é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Tem pesquisas acadêmicas sobre pobreza e celebrificação do cotidiano, e estuda a relação entre jornalismo, colonialidade, ativismo e subjetividade. É colunista do no The Intercept Brasil e conselheira da Agência Pública, da É Nóis e do projeto O Joio e O Trigo. Quando tem tempo, brinca de DJ em Recife.

Será sua primeira vez com a comunidade do lugar!

Bruno Torturra

Bruno Torturra é jornalista independente. Entre 2002 e 2013, foi repórter, correspondente internacional e diretor de redação da revista Trip. Desde 2011, dedica-se à experimentação no jornalismo em rede. Foi pioneiro na realização de transmissões ao vivo de manifestações de rua e um dos fundadores da plataforma Mídia Ninja. Atualmente é editor do Estúdio Fluxo, onde apresenta os programas Córtex e Boletim do Fim do Mundo. Também é um dos criadores e editor-chefe do programa Greg News, na HBO.

Será sua primeira vez com a comunidade do lugar. Desde o começo do SIM temos o desejo de convidá-lo e chegou a hora!

Como sempre, a mediação dos encontros será de Lia Beltrão, Gustavo Gitti, Fábio Rodrigues e Daniel Cunha. Nos dois encontros em inglês, haverá tradução simultânea para o português feita pela maravilhosa Jeanne Pilli!

Onde começa um novo mundo?

“A hora de florescer é agora.”

—Patti Smith

Diante de tanta ignorância, desigualdade, injustiça, preconceito e destruição, parece quase impossível saber por onde começar a transformação.

O Intensivo SIM e também a arte do Fábio Rodrigues, artista e um dos coordenadores do lugar, é inteiro inspirado pela visão da primavera, presente nos ensinamentos de Mestre Dogen e constantemente ensinada por Lama Padma Samten e Kazuaki Tanahashi Sensei, ambos professores do Fábio: uma só flor inaugura a primavera assim como nossa visão é capaz de mudar o mundo.

A cada ano, a flor e a arte do SIM mudam. Dessa vez, a flor que motivou o Fábio a criar a arte para o SIM de 2024 é a Tithonia diversifolia, conhecida por margaridão, girassol-mexicano, mão-de-Deus ou flor do Amazonas. Como todas as outras escolhidas para ilustrar as edições anteriores, o margaridão é uma planta pioneira e vigorosa, capaz de se adaptar e florescer em terrenos erodidos e degradados, como explica a explica a bióloga Hayssa Dumard: “A Thitonia diversifolia é uma planta de origem mexicana, da América Central. Ela se estabelece com facilidade em margens de rodovias ou terrenos baldios por ser uma planta pioneira, as primeiras que ocupam uma área quando ocorre alguma perturbação. Ela se adapta muito bem onde foi gerada alguma erosão, algum acidente, sendo muito boa também para segurar o terreno”. Exatamente a inteligência que mais precisamos manifestar neste mundo tão destruído, não é mesmo?

Com o poder de florescer até mesmo no inverno, com um amarelo persistente e vicejante em meio à paisagem árida e poeirenta, o margaridão espelha a nossa mente compassiva e convoca a mais imaginativa e urgente ação protetora de que formos capazes.

Falas curtinhas de Lama Padma Samten, Kazuaki Tanahashi Sensei, Geni Nuñéz, Camila Nunes Dias e Thiago Ávila no SIM de 2021

“Quando a velha ameixeira se abre de repente, surge o mundo das flores desabrochando. No momento em que surge o mundo das flores desabrochando, a primavera chega.”

—Eihei Dogen

“Onde a primavera surge? A primavera surge dentro. Quando ela surge dentro, ela surge fora. Esse é o poder das flores. O velho tronco está seco e num certo momento ele produz flores em meio a um ambiente gelado. As pessoas veem as flores e dizem que é primavera. Antes de verem as flores, elas olham aquela paisagem e dizem que é inverno. Quando elas veem as flores, o gelo ainda está ali, mas elas começam a dizer que já é primavera!

Então, poderíamos pensar que o mundo vai se transformar pelas armas, ou por alguma coisa mais sólida, mas ele se transforma pelas flores! Acho isso muito comovente porque a visão de mundo muda e o impulso das ações acaba mudando junto.

Quando a sabedoria ou a compaixão se apresenta, ela não se apresenta pela força, ele se apresenta como flor. Ela se apresenta como mudança de visão e como essa mudança de visão pertence a própria natureza, ela não é uma artificialidade que está sendo construída… apenas estamos a reconhecendo.

Cada um de nós tem como missão principal produzir as flores correspondentes à primavera.”

—Lama Padma Samten
Modelo de como ficará a serigrafia artesanal de Fábio Rodrigues de presente para você

Uma flor de presente para você!

Para quem participar, vamos enviar pelo correio uma serigrafia artesanal da flor dessa edição do SIM. Será sem custos adicionais, como uma oferenda possibilitada por toda a comunidade e também por Fábio Rodrigues, um dos coordenadores do lugar, artista e aluno de Sensei Kaz (professor e artista extraordinário que já esteve conosco algumas vezes).

Cada uma das peças será assinada com o tradicional “hanko” estampado em tinta vermelha de cinábrio. O hanko é um carimbo com o nome do artista (dado por sua mestra ou mestre) entalhado em pedra na escrita ancestral de selo ou de ossos oraculares. Ele é, ao mesmo tempo, um elemento estético da pintura, a assinatura e o selo de autenticidade. A tinta usada para o selo é feita a partir do cinábrio (cinabre ou cinabarita), um mineral de cor vermelha brilhante que ocorre em veios e aluviões, que é misturado com óleo e fibras de seda ou plantas como a artemísia para se tornar uma pasta consistente e luminosa.

Fábio fará as serigrafias em papel reciclado durante o SIM e vamos enviar após o intensivo aos participantes que desejarem receber. Essa arte é um modo perfeito de você lembrar a si mesmo e aos seres ao redor de que a realidade é plástica e de que a nossa bondade sempre pode abrir um outro mundo.

Quando e como será

Atenção: a gravação do primeiro encontro já está disponível (junto das meditações guiadas que fizemos nos dias seguintes) e o segundo encontro será apenas dia 9 de fevereiro, sexta, às 11h, com o grande filósofo nigeriano Báyò Akómoláfé, que falará conosco de sua casa na Índia. O SIM seguirá até a última semana de março, então ainda dá tempo de entrar!

Quando: de 29 de janeiro a 25 de março de 2024, com pausa na semana do Carnaval. Os encontros acontecem às segundas, das 19h30 até às 21h (horário de Brasília), via Zoom, com exceção do encontro com Bayo Akomolafe. Não há problema algum se você não conseguir acompanhar ao vivo. É tudo gravado e os vídeos ficam disponíveis em uma página especial com materiais de apoio, práticas sugeridas, meditações guiadas e espaço de relatos.

Como: a cada semana, teremos um encontro ao vivo e online (gravado e disponível na íntegra e por tempo ilimitado para os participantes da comunidade), referências de apoio e uma prática para experimentarmos coletivamente. Teremos também as manhãs de silêncio ao vivo, com meditações guiadas em conexão ao encontro da semana (elas também ficam gravadas para você praticar a qualquer momento).

Agenda dos encontros principais

Segue a programação dos encontros ao vivo com os professores convidados (no horário de Brasília). Sugerimos abrir sua agenda e colocar cada evento com cuidado, com atenção ao próximo encontro que será na sexta e em outro horário devido ao fuso da Índia. Foi o milagre que se deu em meio à agenda riquíssima desses seres:

9/fev, sexta, às 11h – Báyò Akómoláfé (tradução de Jeanne Pilli)

12-16/fev – Pausa de Carnaval

19/fev, segunda, às 19h30 – Geni Nuñez

26/fev, segunda, às 19h30 – Bruno Torturra

4/mar, segunda, às 19h30 – Sérgio Vaz (mediação de Gsé Silva)

11/mar, segunda, às 19h30 – Eliane Brum

18/mar, segunda, às 19h30 – Fabiana Moraes

Quer participar do intensivo SIM?

A participação no intensivo é inseparável da participação na comunidade do lugar. Apostamos em continuidade e em comunidade, não em ações isoladas e pontuais. Depois do SIM, vamos seguir assim por todo o ano, com outras práticas, meditações guiadas e ciclos de estudos em comunidade, toda semana.

Além de 5 edições do intensivo SIM, ao longo dos últimos anos também oferecemos diversos ciclos de aprofundamento (como os mais recentes “Entre nós” e “Vida e morte”) e estudos anuais por pelo menos 12 semanas — já estudamos os livros Um coração sem medo, Quando tudo se desfaz, O poder de uma pergunta aberta, A lógica da fé, À beira do abismo, O mundo poderia ser diferente e Acolher o indesejável. Todos os vídeos, áudios e materiais desses ciclos, intensivos e estudos inteiros seguem disponíveis para quem entrar agora.

Fim do encontro com Ailton Krenak logo antes da pandemia no Brasil, no SIM 2020
Ailton Krenak e 300 pessoas ao vivo no intensivo SIM 2021 (foram muitas telas dessas!)

Se você já participa do lugar, é só colocar na agenda e relaxar. Se participava e deu um tempo, é só voltar.

Se deseja entrar no lugar para participar do SIM, veja abaixo como funciona. O intensivo é mais um dos movimentos que fazemos de modo contínuo para apoiar o florescimento das pessoas.

O que é o lugar?

O lugar é uma comunidade online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação. Cada pessoa é desafiada a se familiarizar com seu mundo interno e investigar diretamente, colocando à prova da experiência: Como a gente se transforma, pra valer, sem oba-oba ou fogos de artifício, com o pé no chão do cotidiano? O que é felicidade genuína? Como aproveitar os problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral, em um caminho de florescimento humano? Como viver mais em comunidade?

Uma prática por semana, todos juntos

Cada vez mais desconfiamos de ações isoladas e pontuais, de epifanias e oba-oba. Apostamos em continuidade, em praticar e tornar vivo o que já estamos cansados de entender. A cada semana, todos os participantes do lugar se juntam para experimentar uma prática e conversar sobre suas experiências, afinal estamos sofrendo do mesmo adoecimento coletivo: ansiedade, depressão e falta de sentido, ciúme e carência, raiva e competição…

Convide uma amiga

Temos percebido que muitas pessoas que participam da comunidade estão convidando amigas e parentes, pois facilita ter alguém próximo imerso nas mesmas práticas e contemplações. Portanto, se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide duas pessoas próximas para o intensivo. Nossa transformação só vai se tornar natural e contínua se a rede ao nosso redor mudar também.

Além disso, estamos em um ano importantíssimo para o futuro do Brasil e do mundo. Vamos precisar de muita clareza, compaixão, entusiasmo, magnetismo e poder de organização para apoiar as transformações que tanto sonhamos. Imagine que maravilhoso se mais pessoas ouvirem e ressoarem a sabedoria de Eliane Brum, Wendy Johnson Sensei, Bayo Akomolafe, Sérgio Vaz, Geni Nuñez, Bruno Torturra, Fabiana Moraes…

Para facilitar preparamos um link que já contém uma mensagem (edite a mensagem à vontade):

Se preferir, você pode dar de presente: olugar.org/presente

Para entrar no lugar e participar do SIM

O lugar é uma empresa bem pequena (veja quem somos). Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em oferecer e apoiar esse trabalho, tornando possível tudo o que organizamos e oferecemos ao longo de todas as semanas do ano, desde 2013.

Para entrar e participar do SIM, o valor da contribuição é R$ 110* por mês, via cartão de crédito. A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento ou seguir conosco o ano inteiro, aproveitando os estudos e ciclos que já oferecemos (aos quais você ganhará acesso total) e os encontros, práticas e ciclos que vamos oferecer para a comunidade depois, como o estudo do novo livro da Pema Chödrön (Como vivemos é como morremos), que começa em junho de 2024.

Para entrar via cartão de crédito, clique abaixo:

Quero Entrar

Se preferir fazer uma transferência bancária (a liberação ocorre em até 48h), clique aqui. Se você fala português, mas não é brasileiro e não tem CPF, escreva para nós: coordenacao@olugar.org

Se você já participou do lugar em algum momento e deseja voltar, é só vir por aqui.

*Se você sentir que esse valor não se adequa à sua realidade (especialmente se estiver em situação de vulnerabilidade social), não deixe que dinheiro seja um obstáculo. Isso só é possível pela generosidade de todos os participantes atuais. Preparamos uma página especial para que a comunidade possa te apoiar.

Nos vemos no lugar. Será um prazer seguir mais junto de você!