Generosidade

O lugar é uma comunidade na qual experimentamos, como em um pequeno laboratório, as transformações que desejamos ver no mundo, começando pelo próprio processo de entrada e contribuição.

Fizemos essa página para que as pessoas que mais precisam possam ser apoiadas (parcialmente ou integralmente) e para que as pessoas com alguma condição possam contribuir, em vez de caírem na atitude individualista de “negociar um desconto” — se muitos de nós jogamos dinheiro mensalmente para corporações sem face como a Netflix (com as quais não há nem como pedir bolsa), por que não sermos igualmente generosos com projetos mais próximos?

Todo mundo emocionado ao fim do encontro com Ailton Krenak no Intensivo SIM 2020, bem antes da pandemia começar no Brasil

A comunidade é sustentada pela generosidade dos participantes

Somos uma empresa bem pequena. Somos apoiados diretamente pela generosidade dos participantes, que se alegram em sustentar esse trabalho. Não há corporação por trás e nem envolvimento com conteúdo publicitário.

É essa generosidade dos participantes de todo o Brasil e de outros países que possibilita a participação de pessoas que tiveram suas vidas fortemente influenciadas pela desigualdade social historicamente construída ao longo dos séculos (como povos originários e pessoas negras), de pessoas que estão sem remuneração ou de pessoas em condição de vulnerabilidade social.

São raros os casos em que alguém se aproveitou dessa abertura para, mesmo tendo alguma condição, não contribuir. Somos gratos por esta honestidade de cada um de vocês. É essa atitude que permite que o lugar continue se sustentando. Desde 2013, quando começamos, nunca barramos a entrada de alguém por causa de dinheiro.

Quer pedir o apoio da comunidade?

Quando a pessoa não consegue oferecer o valor sugerido, não tem problema. Ela agradece todos os outros participantes que oferecem e apoiam a sustentação da comunidade.

Esta é uma lógica diferente da usual — da troca ou do consumo, que acabam perpetuando a desigualdade social. Nada do que é oferecido pode ser pago, de fato. Portanto, não pensamos dentro da lógica do desconto ou da negociação, mas sim do oferecimento. Nós oferecemos tudo o que está no lugar e assim as pessoas se alegram, veem benefícios e apoiam para que tudo continue.

Podemos dizer que ao longo dos anos notamos que quem contribui, mesmo com um valor simbólico, aproveita melhor o espaço. Ao oferecer, imediatamente nos sentimos felizes em apoiar e nos sentimos parte do processo.

Vemos o lugar como um laboratório de transformação pessoal e coletiva. Para trazer ao mundo as mudanças que queremos ver, para convidar outros futuros possíveis, precisamos agir com outra base. A mente da generosidade, do oferecimento, da solidariedade, tão presente em povos e culturas oprimidas, precisa permear o tecido social para que a desigualdade social se reduza mais e mais.

Aspiramos que com esta mensagem você que está em situação de vulnerabilidade social (principalmente pessoas historicamente marginalizadas), que tem interesse por práticas de florescimento humano, mas que no momento não pode contribuir com o valor sugerido, se sinta convidada a participar da comunidade. Mais raro que ter dinheiro é ter interesse em descobrir o potencial ilimitado de nossas mentes e corações e, a partir daí, agir no mundo para benefício de todos os seres.

Se você deseja contar com o apoio da comunidade, por favor preencha esse formulário e logo falaremos com você. Nos vemos em breve!

Quer presentear uma pessoa conhecida ou desconhecida?

Para que as pessoas que realmente não tem condições possam participar, as pessoas com alguma condição contribuem. A grande maioria dos participantes oferece o valor sugerido. Muitas vezes recebemos emails bem bonitos de pessoas se alegram em apoiar até com mais do que já contribuem! É bonito.

Se você deseja possibilitar o acesso de mais pessoas que tem menos condições do que você ou se deseja oferecer de presente a participação para uma pessoa querida, é fácil: olugar.org/presente