A pior pessoa do mundo – Quando tudo se desfaz #2

por Gustavo Gitti

Intervenção de Valentina Fraiz sobre pintura de Fábio Rodrigues

No segundo episódio do ciclo baseado no livro Quando tudo se desfaz, de Pema Chödrön, conversamos sobre como podemos encarar nossas negatividades sem culpa, com honestidade e gentileza, a partir da visão de que não há nada de errado em nós — não somos algo a ser resolvido ou consertado.

Recebo muitas cartas da “pior pessoa do mundo”. Às vezes, essa pior pessoa está envelhecendo e sente que desperdiçou a vida. Às vezes, é um adolescente que pensa em suicídio e está procurando ajuda. Pessoas que causam a si mesmas momentos tão difíceis surgem em todas as idades, tipos e raças. O que há de comum entre elas é a falta de bondade amorosa em relação a si mesmas.

É muito triste ver como nos tornamos especialistas em causar mal a nós mesmos e aos outros. O truque está em praticar a delicadeza e soltar. Podemos aprender a encarar tudo o que surge com curiosidade, sem fazer disso uma grande coisa. Em vez de lutar contra a força da confusão, podemos ir ao encontro dela e relaxar. Quando agimos assim, gradualmente descobrimos que a clareza está sempre ali. No meio do pior cenário da pior pessoa do mundo, no meio do penoso diálogo que mantemos conosco mesmos, o espaço aberto está sempre ali.

Pema Chödrön (no capítulo “Nunca é tarde demais”, de Quando tudo se desfaz)

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/desfaz.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.