Por dentro e além das prisões – Camila Nunes Dias

por Daniel Cunha

Camila Nunes Dias

Neste episódio, a professora Camila Nunes Dias nos deu um banho de realidade sobre a “máquina de moer gente” que é o sistema carcerário no Brasil. Mesmo sem usar a palavra compaixão, foi disso que ela falou ao apresentar a interdependência de causas de condições que conduzem à montagem deste cenário, além de nos ajudar a visualizar alternativas para reduzir a violência e a sonhar com um mundo sem prisões.

“Eu tento nas coisas que escrevo, palestras que faço, chamar a atenção pra perversidade que é a prisão. Que isso não pode ser normalizado como algo que é assim mesmo. Os presos tem uma sensibilidade muito grande. Eu me lembro de um preso, na Penitenciária do Estado, quando eu fiz o mestrado, há muitos anos. Eu perguntava a trajetória deles, a história, e ele me falou assim: “Doutora, eu não nasci com uma arma não mão”.

—Camila Nunes Dias (no encontro conosco)

Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.

O intensivo SIM está todo disponível para quem entrar agora. Veja como foi: olugar.org/sim