Vida ou economia

por Fábio Rodrigues

O grande embate de nosso tempo é entre a inteligência do capital e a inteligência da vida.

Um jeito de checar isso no cotidiano prático: ver quem está nos provendo do essencial, ou ainda, quem queremos que proveja nossas filhas e filhos de, por exemplo, saúde, cura, educação, transporte, informação, arte, afeto, relações, alimentação, natureza, espaços físicos, espaços virtuais, lazer etc.

“生: Vida”, acrílica sobre tela, pintura de Fábio Rodrigues

Ao sermos providas pelas corporações ou instituições comprometidas com a sustentação do crescimentismo econômico, nós estamos nas mãos do processo econômico.

Ao sermos providas por pessoas, pela natural generosidade das redes comprometidas com o cuidado e sustentação da vida, nós estamos nas mãos da vida.

Se estamos nas mãos da economia, nós vamos perecer.

Porque, como explica o Lama Padma Samten e Sua Santidade o Dalai Lama, entre tantas e tantos seres de sabedoria:

O que sustenta o mundo não é a economia.

O que sustenta o mundo é a compaixão.

Primeiro, a vida. Depois, as abstrações sobre a vida.

“Muitos de nós estão encolhendo diante dos venenos físico-sociais e das toxinas de nosso mundo. Mas a compaixão, na verdade, mobiliza nossa imunidade.”

―Roshi Joan Halifax no livro À beira do abismo
Arte de Fábio Rodrigues para o ciclo “Mãos e Olhos”, disponível no lugar

Participe da nossa comunidade online

Como atravessar a pandemia de Covid-19 e todos os outros sofrimentos que ainda teremos? Qual a mente que mais pode nos ajudar a transformar os problemas intensificados nos últimos anos, como a desigualdade social e a destruição ambiental? Sem cair nos extremos da indiferença e do desespero, do desânimo e da ansiedade, como podemos ser mais benéficos uns aos outros? Como viver de modo a naturalmente fortalecer comunidades e redes de apoio?

o lugar é uma comunidade online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação. Somos em mais de mil pessoas, de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Cada pessoa é desafiada a se familiarizar com seu mundo interno e investigar diretamente, colocando à prova da experiência: Como a gente se transforma, pra valer, sem oba-oba ou fogos de artifício, com o pé no chão do cotidiano? O que é felicidade genuína? Como aproveitar os problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral, em um caminho de florescimento humano? Como viver mais coletivamente?

Para participar: olugar.org