Além de esperança e medo – Quando tudo se desfaz #3

por Daniel Cunha

Arte de Valentina Fraiz

No terceiro episódio deste ciclo baseado no livro Quando Tudo se Desfaz, de Pema Chodron, Fabio Rodrigues explora a noção budista de renúncia e comenta o capítulo Desesperança e morte.

Renúncia à esperança de que a nossa experiência possa ser diferente, renúncia à experiência de que podemos ser melhores. As regras monásticas budistas que recomendam abandonar o álcool, o sexo e assim por diante, não querem dizer que esses hábitos sejam intrinsecamente maus ou imorais, mas que nós os utilizamos como babás. Nós os usamos para escapar, para conseguir alívio e distração. Quando renunciamos estamos na verdade desistindo da obstinada esperança de sermos salvos de nós mesmos..

Pema Chodron no capítulo Desesperança e morte, do livro “Quando Tudo se Desfaz

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/desfaz.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.