Compaixão destemida: vamos entrevistar Robina Courtin!

por Gustavo Gitti

Sábado agora, às 17h30, faremos uma entrevista com a Venerável Robina Courtin. Será ao vivo e aberta no youtube.com/olugar (assine e clique no sininho para ser avisado). Faremos perguntas que tocam nos pontos mais sensíveis de nosso sofrimento cotidiano, da prática contemplativa e da transformação social que tanto desejamos.

A tradução consecutiva será da querida Jeanne Pilli! Para quem não conhece, Ven. Robina Courtin foi ativista do movimento negro e feminista, realizou um extenso trabalho com prisioneiros e é famosa por sua abordagem honesta, vigorosa, rápida e engraçada. A live é aberta e servirá também como um convite para o ciclo online de ensinamentos que ela vai oferecer a nós do Brasil. Veja abaixo mais detalhes. E não perca, sério!

Sinta sua sabedoria rápida e cortante em apenas um minuto…

“Não pense nas práticas contemplativas como religiosas. Tem também aquele clichê de que o negócio é ter sensações agradáveis e ser “mindful”, então, realmente temos que nos livrar desses clichês e baboseiras sobre espiritualidade — eu não suporto. Criamos uma enorme dicotomia entre prazer, pensamento, inteligência, ciência, de um lado; e espiritualidade, de outro. Não existe essa contradição, simplesmente não existe.”

—Robina Courtin

Um pouco sobre a Ven. Robina Courtin

Venerável Robina Courtin teve uma vida particularmente turbulenta. Cresceu como católica em uma família violenta e abusiva na Austrália, estudou canto clássico, engajou-se no movimento negro em Londres, tornou-se uma feminista radical e praticava artes marciais, antes de encontrar seus mestres, os extraordinários Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche.

No final dos anos 70, aos 31 anos, foi ordenada monja budista. Desde então, tem trabalhado incessantemente na fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT). Atuou como diretora editorial da Wisdom Publications, foi editora da Mandala Magazine, diretora executiva do Liberation Prison Project e atua como professora internacional, com uma abordagem direta, rápida e honesta. Sua vida e trabalho incansável com prisioneiros foram apresentados no premiado documentário Chasing Buddha.

“Eu estou trabalhando radicalmente na minha própria mente. Não acreditando na forma como as coisas aparecem para nós — você não consegue ser mais radical do que isso! Eu quero olhar para o componente interno, e não o externo. Quero desenraizar as causas de todo o sofrimento, que são mentais. Quanto a isso, estou mais radical do que nunca, mais radical do que quando era ativista feminista ou brigava pelo meu ideal político quando jovem.”

—Robina Courtin
Muita gente começou a se conectar com a Ven. Robina Courtin por essa palestra no Google: “Seja seu próprio terapeuta”

Dois livros pela Lúcida Letra

Nosso querido amigo Vítor Barreto acabou de lançar um livro maravilhoso do principal professor de Robina Courtin, Lama Yeshe. A edição ficou linda! Quando o chocolate acaba é um excelente presente, para você ou para uma pessoa querida que deseja entender as causas do sofrimento e os problemas da felicidade condicionada. Ao detalhar o funcionamento do apego, do medo, da raiva e da ignorância, Lama Yeshe introduz a prática da meditação em um contexto muito mais poderoso do que usualmente encontramos.

Em breve também será lançado outro livro de Lama Yeshe, Mahamudra: como descobrir sua verdadeira natureza. A revista Bodisatva acabou de publicar o prefácio da Ven. Robina Courtin.

Ensinamentos para o Brasil

A Ven. Robina Courtin viria ao Brasil para oferecer ensinamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Devido à pandemia, tudo acontecerá online, assim pessoas de todos os estados e até de outros países poderão participar.

Além de participar da live no YouTube na qual vamos entrevistá-la (não é necessário se inscrever, só acessar youtube.com/olugar/live), se já quiser ver a programação e se inscrever para os ensinamentos online (com contribuição livre definida por você), aqui está a página do Centro Shiwa Lha, coordenado pela monja Tenzin Namdrol. Serão quatro ensinamentos (dois mais longos, de fim de semana), via Zoom e com tradução simultânea em outro canal de áudio. Desfrute desse momento tão raro!