Encontro especial com David Loy!

Estamos muito felizes em receber o professor David Loy na comunidade do lugar e também no Brasil como um todo. O encontro conosco será no dia 22 de abril de 2024, segunda agora, das 19h30 às 21h (horário de Brasília). David Loy vai ensinar sobre como os três venenos mentais foram institucionalizados e como implementar as mudanças que mais precisamos. Será on-line, gratuito e com tradução para o português.

Para quem não conhece, o professor David Loy é uma mente brilhante que pode nos ajudar imensamente a entender os problemas globais a partir da sabedoria budista. Assim como Robert Thurman e Lama Alan Wallace, David Loy integra uma prática e um estudo rigoroso no caminho budista (no caso dele, no Zen) com um entendimento perspicaz de nosso mundo moderno. Desde seus primeiros escritos, como o maravilhoso Lack and Transcendence: The Problem of Death and Life in Psychotherapy, Existentialism, and Buddhism, passando por Money, Sex, War, Karma: Notes for a Buddhist Revolution, até o mais recente Ecodharma, David Loy é uma das vozes que mais precisamos ouvir atualmente.

Será um prazer ter você conosco nessa noite! Inscreva-se abaixo.

Como participar

Será gratuito e aberto para qualquer pessoa, não importa se você participa ou não da comunidade do lugar. Basta se inscrever para receber imediatamente o link do Zoom:

É recomendável participar ao vivo, mas a gravação ficará disponível para todos os inscritos por um mês. Então, caso não possa participar ao vivo, inscreva-se agora mesmo assim para ter acesso à gravação.

Você também pode convidar seus amigos e amigas, enviando esta página: olugar.org/davidloy

David Loy

David Loy é professor Zen, ativista, sociólogo, e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center). Um autor prolífico, com livros traduzidos para diversas línguas, teve seu livro Ecodarma: Ensinamentos budistas para a urgência ecológica publicado em português em 2021. É membro do conselho de Buddhist Global ReliefClear View ProjectZen Peacemakers, e Ernest Becker Foundation.

David se preocupa especialmente com problemas sociais e ecológicos. Em uma de suas palestras recentes, “Healing Ecology: A Buddhist Perspective on the Eco-crisis”, o professor argumenta que existe um paralelo importante entre o que o budismo fala sobre nosso dilema pessoal e nosso dilema coletivo em relação à biosfera.

Lembro de uma citação bastante conhecida do arcebispo brasileiro Dom Helder Camara: Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, me chamam de comunista. Existe uma versão budista? Talvez esta: Quando os budistas ajudam pessoas em situação de rua e pessoas presas, são chamados de bodhisattvas. Mas quando os budistas perguntam por que existem tantas pessoas em situação de rua, tantas pessoas de cor nas prisões, outros budistas os chamam de esquerdistas ou radicais, dizendo que tais ações sociais não tem nada a ver com budismo.

—David Loy

David Loy no Brasil

Com este encontro on-line, temos também a intenção de divulgar a visita do professor David Loy ao Brasil a convite do Lama Padma Samten. David Loy conduzirá eventos presenciais em SP, PE, GO, PR e RS, com organização do CEBB. Aqui estão todos os links para você se inscrever.

Vamos estudar o novo livro da Pema Chödrön!

Acabamos há poucas semanas a sexta edição do SIM, nosso intensivo online para sonhar outro mundo, recebemos convidados maravilhosos: Eliane Brum, Wendy Johnson Sensei, Báyò Akómoláfé, Sérgio Vaz, Fabiana Moraes, Bruno Torturra e Geni Nuñez.

Nosso próximo estudo anual vai ser imperdível! A partir de junho, vamos estudar o novo livro de Pema Chödrön, que acabou de ser publicado no Brasil: Como vivemos é como morremos. Este livro é talvez o mais profundo e abrangente da Pema Chödrön: não é apenas sobre o morrer, mas sobre como lidar com nossos hábitos, propensões e emoções, como reconhecer nossa mente semelhante ao céu, ação compassiva em um mundo de contradições e bem-estar genuíno na vida. Em breve vamos divulgar mais informações.

Para acompanhar nossa agenda e ficar sabendo em primeira mão sobre os eventos, ciclos e estudos que vamos organizar, inscreva-se abaixo e receba a nossa newsletter: