Imaginação, resistência e comunidade – Eliane Brum – SIM 2022 #2

por Daniel Cunha

Muito esperado e almejado por nossa comunidade, o encontro com a jornalista Eliane Brum, pelo Intensivo SIM de 2022, foi de arrepiar. Estávamos em 500 pessoas e nos sentimos sentadinhos aos pés da poltrona de Eliane, na sala de sua casa em Altamira, no Pará. Neste episódio, ela leu um trecho de seu mais recente livro, “Banzeiro Okoto: uma viagem à Amazônia centro do mundo”, e respondeu a perguntas da comunidade sobre reflorestar os grandes centros urbanos e imaginar um novo mundo.

“Coube a nós estar vivos em um momento limite. Não é um momento limite de uma época histórica, é um momento limite de toda a trajetória que a gente chama de espécie humana neste planeta, que é toda a nossa trajetória. Então a gente está realmente ameaçado de extinção.

E a gente está em guerra, em guerra climática, que não é uma guerra contra o clima, é uma guerra entre a minoria dominante, que a gente precisa identificar, que é composta por bilionário, super milionários, suas corporações, os governos que os seguem, os lobistas, os marketeiros, as pessoas que fazem esse entorno, e uma maioria subjugada naquilo que o Aílton Krenak chama de sub humanidade.

E essa guerra está acontecendo agora e ela é uma guerra acelerada e a gente precisa assumir a responsabilidade de lutar para os que estão nascendo agora tenham um futuro que seja menos hostil, não só as pessoas que estão nascendo agora, todas as pessoas, não humanas também”.

Eliane Brum, no segundo encontro do intensivo SIM 2022

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/sim.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.