Não há derrota em cair no abismo – À beira do abismo #11

por Daniel Cunha

Arte de Silvia Guimarães, feita especialmente para nossa comunidade, a partir da fala de Fábio Rodrigues

No 11º encontro do estudo do livro À Beira do Abismo, Fábio Rodrigues nos lembra da relação da compaixão com os estados limite e inicia a leitura do capítulo sobre engajamento:

“O que estamos sendo convidados a fazer é como se fosse um estudo em primeira pessoa. Um estudo de como a coisa funciona e de como podemos fazer para viver melhor, individual e coletivamente. Então, por exemplo, achar que cair em burnout (ou esgotamento, sofrimento moral, seja o que for) é uma derrota pessoal, é como achar que quando a pessoa fica gripada isso é uma derrota moral dela, uma derrota pessoal dela. É como achar que quando ela fica mal nutrida, isso é uma derrota dela. É como se a pessoa fosse menos digna, menos capaz, pior, perdedora. E não é! Basta que a pessoa tenha as condições que são necessárias para reestabelecer sua saúde de novo e de novo. E basta cuidar para que a gente mantenha a saúde uns dos outros também.”

Fábio Rodrigues, no encontro sobre engajamento

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Vamos nos reunir por 15 semanas, com encontros e meditações guiadas diárias, práticas sugeridas e rodas de auto-organização para transformação social. Você pode entrar para participar a qualquer momento, tudo está gravado e disponível: olugar.org/abismo

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.