Trauma e crise climática – Kritee Kanko – SIM 2022 #1

por Daniel Cunha

O SIM 2022 acabou de começar no lugar! Ainda vamos receber Eliane Brum, Geni Nunes, Osho Zenju Earthlyn Manuel, Emersom Karma Kontchog e Ailton Krenak, esse pela terceira vez sonhando o mundo em nossa comunidade.

Nesse episódio, começamos ouvindo um trecho da Sensei Kritee Kanko, nossa primeira convidada, que foi traduzida pela querida Dani Ramiris e estreou o intensivo com doçura e realidade, conectando práticas para lidar com nossos traumas pessoais, com as opressões sistêmicas e com a destruição climática e ecológica.

“O trauma induz em nós sentimentos de vergonha, de culpa… ‘Eu não sou boa o suficiente’. Isso combinado com medo e incerteza nos leva à mente da luta ou da fuga ou do congelamento. E quando eu estou nesses estados, eu falo com você querendo te dominar. Eu não me conecto com você.

A compaixão não vem dessa mente. Quando estamos nesses estados e nos juntamos em grupos, passamos a querer dominar outros grupos de pessoas, ao invés de buscarmos por conexão.

E lentamente vamos criando uma corporação, uma organização para tornar as outras pessoas nossas escravas. E lentamente promovemos a guerra para tirar o óleo, o ouro, as riquezas dos outros. E então eu vou querer derrubar mais florestas, tomar as terras dos povos indígenas, plantar soja, criar animais.

Você vê? A crise climática vem da nossa incapacidade de cuidar dos nossos traumas. Precisamos cuidar do nosso trauma em um nível mais fundamental, mas isso não será suficiente. Nós temos muito pouco tempo para agir em muitas frentes.”

Sensei Kritee Kanko, no primeiro encontro do intensivo SIM 2022

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/sim.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.