O maior respeito que podemos oferecer a alguém – À beira do abismo #10

por Daniel Cunha

Arte de Silvia Guimarães, feita especialmente para nossa comunidade, a partir da fala de Gustavo Gitti

Em nosso décimo encontro, Gustavo Gitti explora os exemplos da Roshi Joan Halifax sobre como o respeito pode ampliar ou limitar o florescimento humano. Aqui um trechinho:

“Eu acho muito bonita essa ideia de que a compaixão surge ainda maior quando a gente não resolve, quando a gente não consegue ajudar o outro. Então, não achem que a compaixão é (necessariamente) resolver ou ajudar. Muitas vezes a compaixão é não resolver e não conseguir ajudar.

Uma vez, o Henrique Lemes contou que, em uma conversa, Lama Padma Samten lhe disse que a maior motivação para entrar em retiro e praticar é perceber que a gente não consegue ajudar os seres. Eu percebo isso de novo e de novo e aí faço algo a respeito. Ou seja: vou praticar, vou entrar em retiro! E também vou perceber que não é tão fácil ajudar… Daí você começa a ter uma maturidade na sua compaixão.

Gustavo Gitti, no encontro sobre respeito

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Vamos nos reunir por 15 semanas, com encontros e meditações guiadas diárias, práticas sugeridas e rodas de auto-organização para transformação social. Você pode entrar para participar a qualquer momento, tudo está gravado e disponível: olugar.org/abismo

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.