Semana 5 – Intensivo SIM 2026
Thupten Jinpa e a bodhichitta
Com tradução
Áudio original
“Podemos escolher viver uma vida diferente, e esta é uma mensagem poderosa do ideal do bodhisattva. Nós ditamos as regras pelas quais vivemos e escolhemos trilhar o melhor caminho.”
—Thupten Jinpa (para nós)
Referências do encontro
- Livro Um coração sem medo, de Thupten Jinpa. Estudamos este livro no lugar em 2017! Veja o estudo aqui →
- Livro O caminho do Bodisatva (Bodhicharyavatara)
- Livro Sem tempo a perder: um guia para o caminho do bodhisattva, de Pema Chödrön. Este é o livro que vamos estudar este ano! Compre com desconto no site da Editora Gryphus aplicando o cupom #SEMTEMPOAPERDER.
- Durante o encontro, Thupten Jinpa mencionou uma história que contou para as filhas no dia internacional da mulher: Um pai, uma filha e uma banda de casamento na Índia
- CCT (Compassion Cultivation Training), treinamento criado por Thupten Jinpa: www.compassioninstitute.com/cct
Durante o encontro, Thupten Jinpa sugeriu a prática “Tornar a prática real onde você estiver”, veja aqui:
9 a 13 de março de 2026
Meditações guiadas da semana
Abraçando a humanidade compartilhada
Em seu livro Um coração sem medo, Thupten Jinpa compartilha os benefícios (cientificamente comprovados!) de contemplarmos que assim como nós, todos os seres estão buscando a felicidade e tentando se libertar do sofrimento. Ele diz: “Sentimo-nos menos sozinhos. E reconhecer o papel dos outros em nosso bem-estar nos faz vê-los não como fonte de antagonismo, mas de benefício e alegria”.
Com Lia, fizemos uma sessão seguindo as instruções deste livro, no qual Jinpa nos convida a contemplar nossa humanidade compartilhada com três pessoas: uma que amamos, outra que não conhecemos bem, e a terceira, aquela que nos irrita ou perturba.


Varredura corporal
Seguindo as instruções de Tsoknyi Rinpoche no livro Por que meditamos, exploramos o segundo dos quatro métodos que retreinam a energia para que ela desça para baixo do umbigo — seu lar natural — e ali repouse. O objetivo nesta prática é encontrar nossa energia inquieta, uma sensação sutil de pressa ou ansiedade, e se conectar com ela, sem tentar mudar nada. Você pode praticar “o ato de soltar” antes de começar ou ir direto para a prática.
Para florescer bodhichitta
Com Lia, ouvimos um trecho da fala do Thupten Jinpa sobre os dois aspectos do florescimento de bodhichitta — tradicionalmente comparados as duas asas de um pássaro: a compreensão da natureza do sofrimento e o senso de empatia e conexão. Pausamos cada uma das falas para um contemplação breve e depois ouvimos as partilhas (que foram incríveis!) da comunidade. Para fechar e abrir o encontro, nos guiamos por esse texto de Jinpa sobre definir uma intenção e fazer uma dedicação, seja ao concluir uma prática ou ao fim de um dia.

Yoga
Nesta prática de yoga, com Geovana, alongamos com relaxamento em posturas que focaram na parte inferior das costas.
É só encontrar um espaço para deitar confortavelmente, de preferência no chão, e dar o play.
Quer conversar sobre o SIM?
As pessoas se beneficiam muito de nossos relatos, exemplos, situações, dúvidas, aflições, descobertas a cada encontro e a cada prática. Além dos momentos ao vivo, seguimos conversando sobre o estudo nesse tópico →
Índice
Assista as gravações de cada encontro, veja as referências e pratique com as meditações guiadas: