Radicalmente vivos – ciclo online de práticas

Arte: Júlia Bernardes e Fábio Rodrigues


“A vida não é para ser útil. Isso é uma besteira. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade para ela. A vida é fruição. A vida é uma dança. Só que ela é uma dança cósmica. E queremos reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Queremos reduzi-la a uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço. Tudo isso, gente, é uma historinha tão ridícula… A vida é mais do que tudo isso. Nós temos de ter coragem de ser radicalmente vivos. E não negociar uma sobrevivência.”
Ailton Krenak

No dia 9 de fevereiro de 2020, como parte do intensivo SIM, a comunidade olugar.org convidou Ailton Krenak para uma conversa online com mais de 300 pessoas espalhadas por todo o Brasil e pelo mundo. Alguns participantes se reuniram para transcrever sua fala, que também foi ilustrada pela artista mineira Julia Bernardes.

O ebook será disponibilizado a todos os participantes da comunidade e também fizemos uma pequena tiragem impressa para os participantes que desejarem adquirir e fazer circular (o dinheiro será 100% destinado para o próprio Krenak). Não faremos distribuição maior e aberta por cuidado e por um pedido do próprio autor e de sua editora.

Há grandes chances também do próprio Krenak fechar o ciclo com mais um encontro ao vivo para nós. Ele generosamente já topou, estamos fechando a agenda.

Que a lucidez desse ser visionário ressoe em todas as direções! Que este ciclo nos ajude a despertar a alegria e a responsabilidade de estarmos vivos. E que você possa usar essa fala como base para conversar, sonhar e agir junto com as pessoas ao seu redor.

“Essa consciência de estar vivo deveria nos atravessar de uma maneira em que a vida não fosse alguma coisa fora de nós, em que a pessoa sentisse de verdade: a vida está em mim, não fora! Experimentar a vida em nós, a vida nos atravessando. Para além da ideia de “Eu sou a natureza”, é sentir que essa experiência nos atravessa de uma maneira tão maravilhosa que o rio, a floresta, o vento, as nuvens, tudo que podemos perceber como externalidade, tudo isso está em nós — é o nosso espelho na vida. Eu tenho uma alegria muito grande de experimentar essa sensação e fico às vezes tentando comunicá-la a outras pessoas.”
Ailton Krenak

Nossos agradecimentos

Ao professor Ailton Krenak, pela bondade em nos oferecer um pouco de sua sabedoria.

A Leonardo Barcellos, por abrir seu estúdio e fazer de tudo para que a conversa acontecesse.

A Clá Ishikawa, Fabíola Borges, Fernanda Falsete, Julia Bernardes, Milena Boniolo e Polliana Zocche, pela transcrição cuidadosa.

A Joice Costa, Polliana Zocche, Gustavo Gitti, Fábio Rodrigues e Isabella Ianelli, pela revisão.

A Julia Bernardes, pelas ilustrações e pelo projeto gráfico.

A Aline Paiva, pela diagramação e finalização.

A Eduardo Amuri e Vítor Barreto, por cuidar da produção do livreto como um todo.

Arte: Julia Bernardes

Convide duas pessoas

Se quiser potencializar seu aprofundamento, sugerimos que você convide duas pessoas próximas para o ciclo. Além de ser mais fácil ter alguém próximo imerso nas mesmas práticas e contemplações, nossa transformação só vai se tornar natural e contínua se a rede ao nosso redor mudar também.

É só ligar para a pessoa ou enviar o link para essa página: olugar.org/vivos

Quer participar?

Como o ciclo é online (em vídeo), pessoas de todos os lugares poderão participar! Serão apenas 3 encontros semanais, sempre às segundas, das 19h30 às 21h30 (horário de Brasília), de 23 de novembro até 7 de dezembro de 2020. Não há problema algum se você não puder participar ao vivo: os encontros são gravados e os vídeos ficam disponíveis em uma página especial junto com materiais de apoio, práticas sugeridas e espaço de relatos.

Esse ciclo será integrado às práticas e à comunidade do lugar. A cada semana, além do encontro principal, temos meditação ao vivo nas manhãs de silêncio, que também são gravadas para você praticar a qualquer momento. Apostamos em continuidade, não em ações isoladas e pontuais. No lugar, apenas nesse ano, já organizamos os ciclos “Intensivo SIM”, “Mãos e olhos” (sobre compaixão) e “A lógica da fé” (estudo de 15 semanas sobre interdependência) — e depois desse seguiremos com outros ciclos e estudos. Todas as gravações, meditações e materiais desses ciclos seguem disponíveis.

Se você já participa do lugar, é só colocar na agenda e relaxar. Se participava, é só voltar.

Se deseja entrar no lugar para participar do ciclo “Radicalmente vivos”, veja abaixo como funciona. O estudo é mais um dos movimentos que fazemos de modo contínuo para apoiar o florescimento das pessoas.

O que é o lugar?

O lugar é um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação. Cada pessoa é desafiada a se familiarizar com seu mundo interno e investigar diretamente, colocando à prova da experiência: Como a gente se transforma, pra valer, sem oba-oba ou fogos de artifício, com o pé no chão do cotidiano? O que é felicidade genuína? Como aproveitar os problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral, em um caminho de florescimento humano?

Uma prática por semana, todos juntos

Cada vez mais desconfiamos de ações isoladas e pontuais, de epifanias de fim de semana. Apostamos em continuidade, em praticar e tornar vivo o que já estamos cansados de entender. A cada semana, todos os participantes do lugar se juntam para experimentar uma prática e conversar sobre suas experiências, afinal estamos sofrendo do mesmo adoecimento coletivo: ansiedade, depressão e falta de sentido, ciúme e carência, raiva e competição…

Para você entrar e participar do lugar

Para entrar e participar, o valor é R$ 110* por mês, via cartão de crédito. Se quiser fazer por depósito bancário, clique aqui. Se você fala português, mas não é brasileiro (não tem CPF), escreva para nós: coordenacao@olugar.org

O lugar é uma empresa bem pequena (somos seis: Gustavo, Daniel, Eduardo, Lia, Isabella, Murilo, Fábio e Geovana). Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho.

A liberação de acesso é imediata e você pode cancelar a qualquer momento. Para entrar via cartão de crédito, clique abaixo.

Quero Entrar

*Se você você sentir que esse valor não se adequa à sua realidade (especialmente se estiver em situação de vulnerabilidade social), não deixe que dinheiro seja um obstáculo. Isso só é possível pela generosidade de todos os participantes atuais. Preparamos uma página especial para você pedir o apoio da comunidade.

É realmente uma alegria poder mergulhar nas visões de Ailton Krenak. Todo mundo está convidado! Será um prazer seguir mais junto de você!

Arte: Julia Bernardes