Compaixão em tempos difíceis — Irmão Pháp Luu

por Geovana Colzani

Em parceria com a querida professora Denise Kato, organizamos uma palestra com o Irmão Pháp Luu, da comunidade de Plum Village, fundada por Thich Nhat Hanh. Ele generosamente aceitou ensinar sobre compaixão em tempos difíceis, comunidade e o caminho do bodisatva na tradição de Plum Village.

O encontro teve a maravilhosa tradução simultânea da professora Denise Kato, que é igualmente Professora do Dharma na Tradição de Plum Village.

Veja abaixo os vídeos, na versão de áudio original e na versão traduzida para o português:

Transcrição: Quer transcrever um trecho que te tocou? Veja o documento colaborativo aqui

“I feel so warm in my heart to see the Brazilian sangha so large and growing.”
“Sinto meu coração aquecido ao ver a sangha brasileira tão grande e crescendo.”

Irmão Pháp Luu
(em mensagem para nós logo após o encontro)

Irmão Pháp Luu

O Irmão Pháp Lưu (a pronúncia é “Fap Lu” e o significado é Dharma Stream, Corrente do Dharma) recebeu a ordenação monástica completa como bhikshu em 2006. Um pouco depois, em 2011, recebeu a Transmissão da Lâmpada de Thich Nhat Hanh e se tornou Professor do Dharma na Tradição de Plum Village.

Ele tem trabalhado com jovens em escolas e universidades, pelo movimento Wake Up, com a motivação de tornar as práticas contemplativas disponíveis em todos os níveis de educação. Está também envolvido na Happy Farm em Plum Village (França), projeto que integra agricultura orgânica, vida em comunidade e prática de meditação.

Se quiser apoiar, alegre-se também ao fazer uma doação para o Monastério Deer Park.

Vamos estudar Pema Chödrön!

Aqui no lugar, nos últimos seis anos, mais de 1000 pessoas de todos os estados do Brasil e de 20 países estudaram juntas os livros Um coração sem medo (Thupten Jinpa), O poder de uma pergunta aberta e A lógica da fé (Lama Elizabeth Mattis-Namgyel), Quando tudo se desfaz (Pema Chödrön), À beira do abismo (Roshi Joan Halifax) e O mundo poderia ser diferente (Roshi Norman Fischer).

Neste ano, nosso estudo vai explorar exatamente as práticas que, para a nossa surpresa, o Irmão Pháp Luu descreveu durante o encontro conosco! ❤️

Acolher o indesejável (no original, Welcoming the unwelcome) é um livro forte e delicioso com ensinamentos recentes dessa extraordinária professora. Cada capítulo é curto e ao mesmo tempo muito íntimo, profundo, prático. Pema Chödrön abre os pontos-chave do caminho do bodisatva a partir de todo tipo de problema e descreve com um detalhamento espantoso como é que ela mesma pratica, por dentro.

Será de 29 de maio a 28 de agosto de 2023, por 14 semanas, toda segunda, das 19h30 às 21h30 no horário de Brasília, via Zoom, mas não é necessário participar ao vivo, pois deixaremos todas as gravações em uma página especial do estudo, incluindo as gravações das meditações guiadas, espaço para relatos e referências de aprofundamento.

Vamos mergulhar no livro em comunidade, aprendendo a aplicar cada ponto-chave da prática exatamente em meio aos problemas de nossa vida. Além de passar por todas as páginas, vamos dedicar as manhãs de silêncio para praticar as meditações que Pema Chödrön ensina em detalhe.