A mente do bem-querer – À beira do abismo #9

por Daniel Cunha

Arte de Silvia Guimarães, feita especialmente para nossa comunidade, a partir da fala de Jeanne Pilli

Neste episódio, gravado durante o nono encontro do estudo do livro À beira do abismo, Jeanne Pilli lê e comenta o início do capítulo em que Roshi Joan Halifax apresenta a beira mais elevada do abismo do respeito. Aqui um trechinho:

“Roshi Joan Halifax cita um antropólogo, o William Ury, que escreve no livro The Third Slide: Os seres humanos tem uma série de necessidades emocionais – de amor, de reconhecimento, de pertencimento e identidade, de propósito e significado pra viver. Se todas essas necessidades tivessem de ser incluídas em uma única palavra, poderia ser respeito’. 

Olha que coisa mais linda, mais multifacetada, doce e bonita. Então não tem nada a ver com dureza. Na verdade, tem a ver com cuidado, com não pisar no jardim do outro. E se a gente fosse pensar na relação com a compaixão, talvez o respeito fosse uma proteção, para não causarmos sofrimento nem para nós nem para os outros”.

Jeanne Pilli, no encontro sobre respeito

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Vamos nos reunir por 15 semanas, com encontros e meditações guiadas diárias, práticas sugeridas e rodas de auto-organização para transformação social. Você pode entrar para participar a qualquer momento, tudo está gravado e disponível: olugar.org/abismo

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.