Resgatando a magia – Osho Zenju Earthlyn Manuel – SIM 2022 #4

por Daniel Cunha

A Osho Zenju Earthlyn Manuel é poetisa, sacerdotisa e professora Soto Zen. Neste encontro, em que foi traduzida por Jeanne Pilli, ela falou sobre a importância das cerimônias e rituais na integração das práticas contemplativas, compartilhando suas transmissões do budismo Zen, de tradições africanas e indígenas norte-americanas.

Sua prática é influenciada pelas tradições africanas e indígenas norte-americanas. Osho Zenju é doutora em Aprendizagem Transformadora e trabalhou formalmente por décadas como pesquisadora em ciências sociais e como diretora de desenvolvimento em organizações sem fins lucrativos de apoio a mulheres e meninas.

“No alvorecer escuro, enquanto os aspirantes ainda estão dormindo, eu desço para realizar o ritual antes de tocar o sino para despertar. Faço uma reverência ao han, um tambor de madeira pendurado em uma corda. Uma batida com o bastão. Curvo-me novamente. Desço algumas escadas e faço uma reverência a um sino de mão que está em uma pequena prateleira. Carrego-o comigo para o zendo escuro. Ambas as mãos envolvem o cabo do sino, no centro do meu corpo perto do meu coração. Caminho e me curvo ao altar sobre o qual está Manjushri, deidade da sabedoria, que atravessa a escuridão. Toco o sino em um movimento encadeado, para cima e para baixo, três vezes. Curvo-me novamente e dou um passo para a esquerda e caminho até o canto mais próximo. Toco o sino naquele canto. Vou para o próximo canto e toco o sino. Eu vou para o próximo e para o próximo. Desperto os espíritos do santuário, fazendo com que os ancestrais saibam que estamos chegando. Limpo a energia do espaço onde se realizará o ritual do zazen. Faço uma reverência ao altar e toco o sino três vezes em ritmo encadeado, como vem sendo feito há séculos.”

Osho Zenju Earthlyn Manuel

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/sim.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.