A revolução da alegria – O mundo poderia ser diferente #9

por Gustavo Gitti


“Nós podemos ser um exemplo revolucionário de alegria. Ter a coragem de trazer a alegria empática para equilibrar a nossa compaixão e não deixá-la cair em desespero e burnout.”

Tenzin Chogkyi
(no fim do encontro conosco)

Estávamos em 250 pessoas ao vivo durante um encontro maravilhoso com Tenzin Chogkyi, traduzida pela querida Jeanne Pilli. Tenzin Chogkyi escolheu explorar como recuperar a alegria em nosso caminho. Foi uma fala riquíssima, cheia de instruções bem práticas, especialmente para o nosso momento agora no Brasil. Na manhã seguinte, fizemos duas práticas sugeridas por Tenzin Chogkyi: “Descansar e ser inútil para o capitalismo” e “Apreciação, gratidão e alegria empática”.

É só dar play acima para ouvir o podcast. E a gravação na íntegra fica disponível para quem está participando desse estudo em comunidade, junto com as práticas para o cotidiano, as referências e as meditações guiadas.

Convidamos artistas que participam da comunidade do lugar para ilustrar pontos essenciais que vamos explorar a cada semana do estudo, seja em forma de imagem, de dança e até de música! Essa é a arte bordada por Sophia Buaiz na semana desse encontro com a Tenzin Chogkyi

“Eu achava muito difícil apreciar e me alegrar com minha própria prática espiritual. Se eu acordava às quatro e meia da manhã, eu pensava que deveria ter acordado às quatro. Para recuperar a nossa alegria, precisamos abrir mão da perfeição e aceitar a nossa humanidade. Podemos ter uma visão linda da iluminação e das qualidades espirituais que procuramos desenvolver, mas não nos julgar errados porque ainda não estamos lá. Foi muito importante em meu caminho abraçar novamente toda a plenitude de minha humanidade para então encontrar a alegria de praticar.”

Tenzin Chogkyi
(todo mundo se emocionou nessa hora)