O espiralar do tempo – Geni Nuñez – SIM 2022 #3

por Daniel Cunha

A fala de Geni Nuñez nos tocou fundo no terceiro encontro do Intensivo SIM de 2022. Guarani e ativista no movimento indígena, Geni já esteve conosco no intensivo do ano passado falando sobre como a mentalidade colonizadora nos rouba a imaginação do que é realmente possível. Sua fala firme e bondosa tocou tanto a comunidade, que foi inevitável convidá-la novamente.

Desta vez, Geni nos levou a contemplar a realidade profunda da interdependência e trouxe uma reflexão sobre o reflorestamento do tempo, por meio da noção Guarani do tempo espiralar.

“E aí uma pergunta que muitas vezes se faz é a seguinte: “mas se você não acredita em criador, como você explica a existência das coisas?” E aí eu queria trazer uma possibilidade que é a da cocriação de todas as coisas. Então se a gente pensa que ao invés de um criador, uma autoria só, tem trilhões, isso dá uma quebrada no próprio ego, na estética que há em ser o autor, o criador no qual se tem dívida.

E dentro do meu povo, todas as criações, entre aspas, elas são feitas em companhia. Então quando o Nhanderu teceu os primeiros passos desse lugar onde a gente está, ele teve a companhia de Mainumy, que é o beija-flor. Quando o fogo foi emprestado pra nós dos corvos, teve a companhia do cururu, que é o sapo.

Então aqui eu queria trazer essa ideia da cocriação e da concomitância como um antídoto da monocultura. Enquanto a monocultura não permite a concomitância, e aqui eu penso tanto a monocultura da fé, no monoteísmo cristão, tanto a monocultura da  sexualidade, no heterossexismo, quanto a monocultura da própria terra, quanto a monocultura dos afetos na monogamia, todas elas têm em comum o fato de não admitirem a concomitância. Elas só conseguem se positivar se o outro não existir, enquanto que o princípio da floresta é exatamente o oposto: pra ser floresta precisa ser diverso, precisa ser concomitante.

Geni Nuñez, no terceiro encontro do intensivo SIM 2022

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/sim.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.