O silêncio como guia, com Moisés Piyãko

por Daniel Cunha

Neste episódio, um pedaço do que foi nosso último encontro, em que Lia Beltrão apresentou uma raríssima gravação realizada por ela e Fabio Rodrigues com Moisés Piyãko, respeitado xamã do povo Ashaninka, habitante das Amazônias peruana e brasileira.

A história dessa conexão da comunidade do lugar com Moisés está melhor relatada num episódio anterior do podcast com título “Histórias de uma viagem à Amazônia”. Lia abre este episódio dando um breve contexto sobre a gravação e em seguida ouvimos uma fala profunda de Moisés sobre o lugar do silêncio na espiritualidade Ashaninka e sobre como lidar com a desarmonia dentro da comunidade.

“A simplicidade é o firmamento da sua personalidade. A sua personalidade não é você que fala. A sua personalidade você ganha daquilo que você é, daquilo que você exerce, daquilo que os outros te olham e recebem como você é. […] Eu tenho que ter essa simplicidade para poder te receber e ser recebido pelos outros.”.

Moisés Piyãko, no encontro do ciclo COMUNIDADE

A fala completa você encontra no canal do YouTube do lugar. Você pode participar a qualquer momento e as informações estão em olugar.org/comunidade

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.