Alegria é a melhor cola social

por Daniel Cunha

Neste episódio, Gustavo Gitti explora a prática da apreciação e da alegria empática com base em duas citações de grandes professores.

A apreciação é a melhor cola social porque ela tira a barreira entre o eu e o outro.

Robert Thurman tem essa imagem que eu acho muito bonita. Quando ele fala de Sua Santidade o Dalai Lama, ele diz algo assim: a mente é um palco muito grande para um só ator. Sua mente está querendo se interessar e se alegrar por coisas que estão além do que a gente chama de “eu”. A prova disso é nossa capacidade de nos alegrarmos por um filme. Às vezes a pessoa consegue alguma coisa num filme: aquilo não é uma história real, não tem nada acontecendo, mas ficamos felizes por aquela pessoa que nem existe. Isso porque nossa mente está sedenta por expansão. A mente tem essa natureza mais ampla que o “euzinho”, “minha vida”, “minhas alegrias” e “minhas coisas”.

Gustavo Gitti, durante nosso encontro

A referência de Robert Thurman é essa palestra maravilhosa sobre compaixão (com tradução para o português): “Podemos ser Budas”.

O vídeo e o áudio completos deste encontro estão disponíveis aos participantes do lugar. Você pode participar a qualquer momento entrando em olugar.org/desfaz.

Ouça agora!


Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.