Descolonizar e reflorestar o pensamento – Geni Nuñez

por Daniel Cunha

Geni Nuñez

O que é a visão colonizada (e colonizadora)? Como é que ela produz sofrimento e rouba a liberdade não apenas da nossa vida presente, mas até mesmo da nossa imaginação do que é possível para o futuro? Foi para aprender sobre isso que ouvimos a fala afiada e bondosa de Geni Nuñéz no Intensivo SIM de 2021.

“Um ponto que eu trago sempre nas nossas formações é que branco é uma invenção, assim como negro e indígena também é. Isso não significa que pessoas de diferentes fenótipos não tenham existido desde sempre. Mas quer dizer que a ideia de negro, a ideia de branco como um ser genérico, ela é específica desse marco colonial. Então quando os colonizadores chegam em África, chegam aqui a Abya Ayala, eles não veem as nossas múltipla etnias, línguas e costumes. Eles veem o negro genérico, o índio genérico, né? E esse índio genérico não existe.”

—Geni Nuñez (no encontro conosco)

Estamos em diversos agregadores de conteúdo, basta buscar por “podcast do lugar”. Para quem tem Spotify e deseja seguir, estamos aqui. Se tem outro gerenciador de podcast, aqui está o RSS para assinar.

O intensivo SIM está todo disponível para quem entrar agora. Veja como foi: olugar.org/sim