Prece para o futuro (por Roshi Joan Halifax)

por Gustavo Gitti

Na manhã de silêncio do primeiro dia de 2022, fizemos uma prática de intenção, escolhendo referenciais de sabedoria e de compaixão para orientar nossas ações ao longo desse ano tão importante no Brasil. Dessa vez, ressoamos em comunidade os votos dessa prece tão inclusiva e tão ousada composta por Roshi Joan Halifax, em 21 de abril de 2021, para o Dia da Terra — não deixe de vê-la recitando a prece nesse vídeo. Segue uma tradução livre.

Roshi Joan Halifax em Kham (região do Tibete), trabalhando no projeto Nomads Clinic, em 2006

Que possamos fazer o voto de proteger o futuro de nossas filhas, netas e todas as espécies.

Que façamos o voto de acabar com a violência racista e sexista.

Que façamos o voto de transformar a devastação do consumismo e seus impactos catastróficos no clima e na terra.

Que façamos o voto de acabar com nosso vício em estilo de vida e também desmantelar o complexo industrial militar.

Que façamos o voto de acabar com a supremacia de uns poucos privilegiados, para que todos desfrutem igualmente de justiça e de cuidado.

Que façamos o voto de trabalhar pela transformação de nosso sistema econômico, de nosso sistema de governo, de como educamos e cuidamos de nossos jovens, de como tratamos nossos idosos e anciões, de como tratamos nossa Terra e os povos indígenas.

Que façamos o voto de denunciar as injustiças, mesmo que isso coloque em risco nossa própria segurança.

A serviço da paz e a serviço da vida, façamos o voto de acabar com a violência em nosso mundo.

Façamos o voto de encontrar cada coisa e cada ser com amor e através do amor, sabendo que juntos podemos causar bons problemas. (Obrigado, John Lewis.)

E nós, juntos, podemos dobrar o arco do universo moral em direção à justiça. (Obrigado, Dr. Martin Luther King.)

Nós podemos fazer isso, quer sejamos jovens ou velhos, contemplativos ou ativistas sociais, ricos ou vivendo em uma área de baixa renda, não importa se somos budistas ou cristãos, judeus, muçulmanos, hindus ou nenhuma dessas categorias.

Que nós, como indivíduos, que nós, como comunidades, façamos o voto de espalhar justiça e compaixão em todas as direções!

Roshi Joan Halifax nos lembra que bodisatvas não vivem por ambições pessoais, mas por votos altruístas. Que eu, que você, que nós possamos manter no peito pelo menos um dos votos acima, ao longo de todo o ano. E que essas intenções se desdobrem em ações assim que surgir a mínima oportunidade.

(Ah, se tiver um tempinho a mais e souber inglês, o ensinamento de Roshi Joan na virada foi muito maravilhoso: aqui estão vídeo e transcrição.)