O que deu errado? Como os venenos mentais foram institucionalizados — David Loy

por Geovana Colzani

Recebemos o professor David Loy na comunidade do lugar, em 22 de abril de 2024. Foram mais de 900 inscritos e estávamos em 470 pessoas ao vivo. David Loy vai ensinou sobre como os três venenos mentais foram institucionalizados e como implementar as mudanças que mais precisamos. Veja a gravação abaixo!

Para quem não conhece, o professor David Loy é uma mente brilhante que pode nos ajudar imensamente a entender os problemas globais a partir da sabedoria budista. Assim como Robert Thurman e Lama Alan Wallace, David Loy integra uma prática e um estudo rigoroso no caminho budista (no caso dele, no Zen) com um entendimento perspicaz de nosso mundo moderno. Desde seus primeiros escritos, como o maravilhoso Lack and Transcendence: The Problem of Death and Life in Psychotherapy, Existentialism, and Buddhism, passando por Money, Sex, War, Karma: Notes for a Buddhist Revolution, até o mais recente Ecodharma, David Loy é uma das vozes que mais precisamos ouvir atualmente.

Estávamos em 470 pessoas ao vivo!

Referências

Meditações guiadas

O lugar é uma comunidade de prática. Ao longo de todo o ano, a cada semana, todos os participantes do lugar se juntam para experimentar uma prática e conversar sobre suas experiências. E de segunda a sexta, às 8h, meditamos juntos em cerca de 50 pessoas ao vivo explorando práticas contemplativas de repouso, clareza e conexão. Para quem não consegue nesse horário e deseja praticar em outros momentos, deixamos o áudio das principais meditações guiadas.

Então os participantes tem acesso a uma página como essa (com o encontro principal acima e com as meditações guiadas abaixo, fresquíssimas) toda semana durante o ano inteiro!

Esta semana, pra variar, abrimos duas meditações guiadas para quem participou do encontro com David Loy, então aproveite. É só dar play:

Transformando os três venenos pela meditação

Nessa prática, com Gustavo, usamos as instruções clássicas do Buddha, como ensinadas atualmente por Mingyur Rinpoche, para transformar o apego em presença (o que gera contentamento e generosidade), a aversão em bondade e a delusão em sabedoria. Tudo isso apenas repousando na consciência da respiração!

Arte de Valentina Fraiz feita especialmente para um dos estudos do lugar

O que tenho a oferecer?

Nessa prática, retomamos a sugestão final do Sensei David Loy para nós e contemplamos as primeiras duas perguntas em silêncio.

Estamos estudando o novo livro da Pema Chödrön!

De junho a dezembro de 2024, vamos estudar o novo livro de Pema Chödrön, que acabou de ser publicado no Brasil: Como vivemos é como morremos. Este livro é talvez o mais profundo e abrangente da Pema Chödrön: não é apenas sobre o morrer, mas sobre como lidar com nossos hábitos, propensões e emoções, como reconhecer nossa mente semelhante ao céu, ação compassiva em um mundo de contradições e bem-estar genuíno na vida.

Ao participar do lugar e do estudo você terá:

Para participar, basta se cadastrar na comunidade. Veja as informações: olugar.org

Para acompanhar nossa agenda e ficar sabendo em primeira mão sobre este estudo, inscreva-se abaixo e receba a nossa newsletter: