Mestra Joana e a prática das palavras bonitas

por Geovana Colzani

Mestra Joana Cavalcante é um exemplo vivo de como de é possível trabalhar diretamente pela transformação da vida! O encontro que tivemos com ela na comunidade do lugar foi puro coração. Escutamos sobre sua história, as alegrias e dificuldades no caminho, suas motivações, de onde vem força para continuar, e alguns dos projetos em que está engajada — nos quais podemos também nos envolver e apoiar. Sua fala transbordou amor genuíno pela vida e pela comunidade! Em nosso podcast, você pode ouvir um pedacinho do encontro:



“Precisamos praticar as palavras bonitas.”

—Mestra Joana Cavalcante

Mestra Joana Cavalcante é uma verdadeira guardiã da cultura popular e ancestral, comprometida em fortalecer pessoas negras, especialmente mulheres. É a primeira e única mestra de uma nação de Maracatu de Baque Virado da história e uma das artistas de maior projeção na cultura popular tradicional pernambucana. É também ativista social, professora, dançarina, multi-instrumentista, compositora, Mestra da Nação do Maracatu Encanto do Pina, fundadora do grupo Maracatu Baque Mulher, Yalorixá criada no terreiro de candomblé Nagô Ylê Axé Oxum Deim de sua avó Yalorixá Maria Cândida da Silva, a “Vó Quixaba”, fundadora do Mazuca da Quixaba, grupo que recria artisticamente as músicas e danças do Ylê de sua avó para resgate da história oral de velhos mestres da Jurema e do coco de terreiro.

Militante na comunidade do Bode, no bairro do Pina, em Recife, Mestra Joana tem se dedicado para ações afirmativas na comunidade por meio de aulas de costura, confecção de adereços, dança, reforço escolar, entre tantas outras. Uma dessas iniciativas é o Encantinho do Pina.

Como apoiar o Encantinho

O Encantinho do Pina é o baque mirim da Nação do Maracatu Encanto do Pina, projeto onde são oferecidas gratuitamente orientação pedagógica, reforço escolar, capoeira, dança e oficina de maracatu para as crianças e adolescentes da Comunidade do Bode e seu entorno. Todas as atividades e custos (tutoria, alimentação, transporte, roupas, confecção e manutenção de instrumentos, material de estudo etc) são sustentados unicamente pela generosidade das pessoas que reconhecem o mérito desse movimento. Tudo é criado e mantido por auto-organização da comunidade, não há nenhum apoio do governo.

Se quiser conhecer mais: https://bit.ly/encantinho

Se você desejar apoiar de forma pontual com um oferecimento em qualquer valor, o PIX da Mestra Joana é este: (CPF) 029.563.414-64

Se você tiver aspiração de apoiar de forma mais contínua, profunda e conscientemente comprometida (mantendo contato e apadrinhando o estudo de uma criança, por exemplo), você pode entrar em contato com a Jamile Passos (81 99556-2223) ou com a Mestra Joana (81 99786-2207) e contar de sua vontade.

O que é “o lugar”

Este encontro que você escutou no Podcast aconteceu na comunidade do lugar, com participantes do Brasil e do mundo inteiro, e ele faz parte do SIM — um intensivo online para sonharmos juntos e agirmos por um mundo melhor para todas e todos. O intensivo SIM acontece anualmente, sempre com grandes seres que nos orientam e imaginam conosco. Já recebemos Ailton Krenak, Eliane Brum, Geni Núñez, Lama Padma Samten, Vladimir Safatle, Roshi Joan Halifax, Kazuaki Tanahashi e tantos outros… Veja mais em: olugar.org/sim

O lugar é uma comunidade online de transformação, com mais de mil participantes de todo canto do Brasil e outros países. Cada vez mais desconfiamos de ações isoladas e pontuais, de epifanias de fim de semana. Apostamos em comunidade e continuidade — o único modo de incorporar e tornar vivo no cotidiano as ideias bonitas que já escutamos tantas e tantas vezes. Nos encontramos online durante o ano inteiro, todas as segundas-feiras à noite para conversarmos sobre a prática da semana, ou para um estudo em comunidade, e também todos os dias pela manhã para praticarmos juntos. O que fazemos:

Como participar da comunidade do lugar

O lugar é uma empresa bem pequena (veja quem somos). Somos sustentados pela generosidade direta dos participantes, que se alegram em apoiar esse trabalho e tornam possível tudo o que organizamos e oferecemos ao longo de todas as semanas do ano, desde 2013. Para entrar e participar, o valor é R$ 110* por mês, via cartão de crédito ou depósito bancário.

Todas e todos podem participar! Se você sente vontade genuína, mas que a contribuição mensal seria um obstáculo, por favor, saiba que seu interesse é muito valioso e nos escreva: geovana@olugar.org