Pessoal, seguem as próximas atividades online que vamos oferecer a todas as pessoas que participam do lugar, de vários estados do Brasil e também de outros países. Tem muita coisa boa, aproveite como puder!

Choramos e rimos no fim do encontro com Ailton Krenak — estávamos em 200 pessoas ao vivo no dia 9 de fevereiro de 2020

Dezembro e janeiro

Seguimos em comunidade todos os dias com as manhãs de silêncio: de domingo a domingo, das 8h às 9h, nos encontramos em cerca de 120 pessoas ao vivo. Fazemos meditações guiadas e sessões silenciosas, alternando entre práticas de estabilidade (shamatha), clareza e compaixão.

As principais práticas são gravadas e ficam disponíveis para quem deseja meditar em outros momentos. Além disso, os participantes podem explorar as práticas e estudos que fizemos nos 7 anos de comunidade. Só em 2020, organizamos o intensivo SIM 2020 (5 semanas), o ciclo “Mãos e olhos” (7 semanas sobre compaixão), estudo de A lógica da fé (15 semanas sobre interdependência) e o ciclo Radicalmente vivos (com base nas palavras de Ailton Krenak).

A partir de 11 de janeiro retornamos com os encontros noturnos semanais (sempre às segundas), no qual focamos em um só processo para praticarmos ao longo da semana.

Fevereiro e março: SIM – intensivo online de práticas para abrir 2021

Arte de Fábio Rodrigues

“Dizer não às más ideias e aos maus atores simplesmente não basta. O mais firme dos nãos tem de ser acompanhado por um sim ousado e visionário — um plano para o futuro que seja crível e atraente o suficiente para que um grande número de pessoas se movimente para vê-lo realizado.”
—Naomi Klein (no livro Não basta dizer não)

No começo de 2019 organizamos a primeira edição do intensivo “Sim”. A reação das pessoas foi tão forte que entendemos a necessidade de organizar esse intensivo anualmente. Em 2020, convidamos Ailton Krenak, Roshi Joan Halifax, Reinaldo Nascimento e Elizabeth Mattis-Namgyel para nos orientar. Foi maravilhoso e acabou se desdobrando em muitos processos ao longo do ano.

Agora, de 1º de fevereiro a 8 de março de 2021, faremos uma nova edição do SIM, dessa vez com Kazuaki Tanahashi Sensei, Lama Padma Samten, Camila Nunes Dias e Geni Núñez. Em seus trabalhos, todos manifestam a atitude visionária e propositiva que o Brasil e o mundo tanto precisam.

Veja aqui todos os detalhes.

Maio e junho: ciclo sobre morte e impermanência

Mais detalhes em breve.

Agosto a outubro: nosso estudo anual!

Nos últimos quatro anos, mais de 1200 pessoas de todo canto do Brasil e do mundo estudaram os livros Um coração sem medo (Thupten Jinpa), O poder de uma pergunta aberta (Elizabeth Mattis Namgyel), Quando tudo se desfaz (Pema Chodron) e A lógica da fé (Elizabeth Mattis Namgyel). Fazemos encontros semanais por cerca de 3 meses para estudar linha a linha, além de deixarmos o processo vivo por meio de meditações e práticas para o cotidiano. É muito bonito como as vidas são chacoalhadas e como surgem relatos muito tocantes.

Em 2021, provavelmente vamos estudar o livro Acolher o indesejável, de Pema Chödrön (ou talvez o novo livro de Roshi Joan Halifax, traduzido por Jeanne Pilli: Standing at the edge).

Manhãs de silêncio

meditação online

Como fizemos nos últimos anos, teremos uma semana intensiva de silêncio, com três sessões diárias de práticas contemplativas (21 sessões ao todo), ainda sem data definida. Não há pré-requisitos ou práticas avançadas, então iniciantes são muito bem-vindos.

Durante todo o ano, seguimos semanalmente com manhãs de silêncio (antes duas vezes por semana e agora diariamente devido à pandemia).

Sentar em roda

Não há vida sem os outros. Eu acredito que uma das maiores perdas da vida moderna é essa nossa sensação de que não existe uma comunidade coerente. Nós pertencemos uns aos outros. Nós realmente precisamos compreender e vivenciar isso. Quando não nos sentimos em comunidade, nossa vida é solitária, quebrada, isolada, sem apoio e sem amor. A vida é a experiência de participar de tudo.”
Roshi Joan Halifax (no ensinamento sobre bodicita que nos ofereceu no ciclo “Mãos e olhos”)

Todo sábado sentamos em roda para que a comunidade possa se ouvir e também se organizar em torno de temas que surgem dos próprios participantes. Já exploramos, por exemplo, “crianças e práticas contemplativas”, “liberte o futuro”, “arte e transformação social”, “destruição ambiental”… É um laboratório para aprendermos a operar mais em rede.

Além disso…

Durante todo o ano, seguimos toda semana com: conversa ao vivo sobre a prática da semana, conversas no fórum e manhãs de silêncio (com meditação guiada). Todos os estudos, ciclos e intensivos que fizemos seguem disponíveis aos participantes:

  • A lógica da fé, sobre interdependência (tudo disponível em vídeo, áudio, meditações guiadas e referências de aprofundamento)
  • Quando tudo se desfaz (13 semanas, com tudo ainda disponível)
  • “Shamatha” (ciclo de 4 semanas com práticas para treinar a atenção), “Sentar em roda” (ciclo sobre roda de sonhos e ação em comunidade) e “Bondade” (ciclo de 6 semanas com práticas para abrir o coração)
  • Um coração sem medo (estudo sobre compaixão)
  • O poder de uma pergunta aberta (estudo sobre sabedoria)
  • Intensivos de início de ano: “Sim” (2020 e 2019) e “Conexão” (2018)
  • Felicidade genuína e equilíbrio emocional
  • Escassez (com Eduardo Amuri)
  • Meditação em ação para crianças (com Isabella Ianelli)
  • Mais de 100 meditações guiadas (muitas gravadas durante as manhãs de silêncio)

Para cada estudo, há uma página bastante completa com os vídeos e áudios na íntegra, materiais de apoio, práticas sugeridas e relatos dos participantes.

Se quiser participar de tudo isso, basta entrar na comunidade do lugar →

Um grande abraço e seguimos!