Pessoal, seguem as próximas atividades online que vamos oferecer a todas as pessoas que participam do lugar, de vários estados do Brasil e também de outros países. Os detalhes serão divulgados em breve. Tem muita coisa boa, aproveite como puder!

Agosto: últimos encontros do estudo do livro “Quando tudo se desfaz”

Está sendo um processo mais tocante e mais confrontador do que muitos esperavam, especialmente nos últimos capítulos, no qual Pema Chödrön joga a bola para nós: como é que vamos realmente virar praticantes?

Todos os vídeos, áudios, meditações guiadas e referências de aprofundamento estão disponíveis para os participantes.

Setembro: ciclo de meditação e encontrão sobre dinheiro

Após um longo estudo, é hora de assentar tanta coisa que levantamos. Como reconhecer as emoções, impulsos, opiniões, vontades e distrações no momento em que elas surgem? Como ter presença mental, relaxamento e energia autônoma? Como oscilar menos entre tédio e ansiedade? Como meditar, quais as instruções práticas de corpo e postura? O equilíbrio da atenção e do ânimo é a porta de entrada para o mundo interno, e shamatha é um método rápido e direto para cultivar este equilíbrio.

É isso que vamos explorar no ciclo de quatro semanas com orientação de Fábio Rodrigues, um dos coordenadores do lugar, que se formou com Alan Wallace e Eve Ekman como instrutor do programa Cultivating Emotional Balance. O convite é para quem se considera iniciante e também para quem já tem alguma experiência com tais abordagens, pois essa é uma aventura para a vida inteira. Será às segundas, de 9 a 30 de setembro, integrado às práticas da semana e às manhãs de silêncio, como sempre fazemos.

No dia 21 de setembro (sábado, às 10h), Eduardo Amuri fará um novo encontro para que cada pessoa compare seus sonhos e prioridades com seus gastos reais. O último encontro que fizemos foi bem dinâmico e revelador para todos.

Novembro: “Drama” (ciclo online de práticas sobre as emoções)

“Se quisermos assistir a um verdadeiro drama, não precisamos ligar a TV – ele está bem aqui em nossa vida, repleta de emoções, ansiedade e depressão. E se quisermos fofocar sobre esse drama, não precisamos ir para o chat. A fofoca está bem aqui, em nossos pensamentos.”

—Dzogchen Ponlop Rinpoche

Convidamos Isabella Ianelli e Nathália Roberto, ambas professoras do método “Cultivating Emotional Balance” (criado por Alan Wallace, Paul Ekman e Eve Ekman), para investigar os problemas e as riquezas de cada emoção. Será às segundas, das 19h30 às 21h30, nos dias 11, 18, 25 de novembro e 2 de dezembro de 2019. Se você não puder participar ao vivo, não há problema algum — fica tudo disponível para você explorar em seu próprio ritmo. Cada semana será dedicada a uma emoção:

  • medo (e ansiedade)
  • raiva
  • inveja (e ciúme)
  • tristeza

Dezembro: encontro com Gustavo Gitti sobre relacionamentos

No dia 7 de dezembro (sábado, às 10h), faremos um encontrão sobre nossas relações, com Gustavo Gitti. O enfoque será de acordo com o interesse dos participantes.

Em 2020…

Depois de focarmos em “Conexão” e “Sim” (todos disponíveis para os participantes), vamos abrir o ano com mais um intensivo de práticas. O tema e os convidados ainda estão em processo de sonho.

Faremos também mais uma semana intensiva de silêncio, com três sessões de práticas contemplativas.

Próximo grupo de estudo online

Nos últimos três anos, mais de 800 pessoas de todo canto do Brasil e do mundo estudaram os livros Um coração sem medo (Thupten Jinpa), O poder de uma pergunta aberta (Elizabeth Mattis Namgyel) e Quando tudo se desfaz (Pema Chodron). Em 2020, nosso estudo de 3-4 meses provavelmente será do novo livro de Elizabeth Mattis Namgyel, que está uma maravilha e é uma continuação perfeita de todos os três livros que já estudamos.

Além disso…

Durante todo o ano, seguimos toda semana com: conversa ao vivo sobre a prática da semana, conversas no fórum e manhãs de silêncio (meditação guiada duas vezes por semana).

Todos os estudos, ciclos e intensivos que fizemos seguem disponíveis aos participantes:

  • Quando tudo se desfaz (13 semanas, com tudo disponível em vídeo, áudio, meditações guiadas e referências de aprofundamento)
  • Intensivos “Sim” (mente, outro modo de viver, redes compassivas, revoluções e vida) e “Conexão” (sorriso interno, energia autônoma, coração inteligente, ação benéfica e interconexão)
  • “Sentar em roda” (ciclo sobre roda de sonhos e ação em comunidade) e “Bondade” (ciclo de 6 semanas com práticas para abrir o coração)
  • Um coração sem medo (estudo sobre compaixão)
  • O poder de uma pergunta aberta (estudo sobre sabedoria)
  • Felicidade genuína e equilíbrio emocional
  • Escassez
  • Meditação em ação para crianças
  • Página com mais de 20 meditações guiadas (muitas gravadas durante as manhãs de silêncio)

Para cada estudo, há uma página bastante completa com os vídeos e áudios na íntegra, materiais de apoio, práticas sugeridas e relatos dos participantes.

Se quiser participar →

Um grande abraço e seguimos!