Agenda 2023

Pessoal, seguem as principais atividades (sempre online!) que vamos oferecer a todas as pessoas que participam do lugar, de vários estados do Brasil e também de outros países. Aproveite como puder!

Para além dos ciclos maiores, temos encontros ao vivo e práticas em todas as semanas do ano, então você pode começar a participar a qualquer momento. E caso tenha interesse em ciclos passados, saiba que ao entrar você terá acesso a todas as gravações – há pessoas explorando estudos de 2017, por exemplo, até hoje!

Fim de nosso segundo encontro com Ailton Krenak — estávamos em 300 pessoas ao vivo!

Fevereiro e março: Intensivo SIM

O SIM é nosso intensivo online para imaginar outro mundo. Será a quarta edição, dessa vez com a presença de Eliane Brum, Ailton Krenak, Sensei Kritee Kanko, Zenju Earthlyn Manuel, Geni Núñez e Emersom Karma Kontchog. Já tivemos o primeiro encontro, mas ainda dá tempo de participar: olugar.org/sim

Maio e junho: ciclo sobre o poder da comunidade

Nosso segundo ciclo temático normalmente dura de seis a oito semanas no fim do primeiro semestre, como fizemos com “Mãos e olhos da compaixão” (2020) e “Vida e morte” (2021). Em 2022, provavelmente vamos explorar o poder da comunidade, também com diversos convidados.

De agosto a novembro: nosso estudo anual!

Nos últimos quatro anos, mais de 1000 pessoas de todos os estados do Brasil e de 20 países estudaram juntas os livros Um coração sem medo (Thupten Jinpa), O poder de uma pergunta aberta e A lógica da fé (Elizabeth Mattis-Namgyel), Quando tudo se desfaz (Pema Chödrön) e À beira do abismo (Roshi Joan Halifax). Dessa vez, vamos nos debruçar por 15 semanas em um novo livro, ainda a ser definido.

Dezembro

No fim do ano, costumamos organizar um ciclo menor, de 3 ou 4 semanas. Em 2021, por exemplo, exploramos as práticas principais do livro Quando tudo se desfaz, de Pema Chödrön, e em 2020 mergulhamos na fala de Ailton Krenak no SIM, que virou o livreto Radicalmente vivos.

Manhãs de silêncio

Seguimos em comunidade todos os dias com as manhãs de silêncio: de domingo a domingo, das 8h às 9h, nos encontramos em cerca de 100 pessoas ao vivo. Fazemos meditações guiadas e sessões silenciosas, alternando entre práticas de repouso, clareza e compaixão. As principais práticas são gravadas e ficam disponíveis para quem deseja meditar em outros momentos.

Ilustração de Valentina Fraiz durante nosso ciclo sobre shamatha em 2019

Rodas do laboratório de auto-organização

Não há vida sem os outros. Eu acredito que uma das maiores perdas da vida moderna é essa nossa sensação de que não existe uma comunidade coerente. Nós pertencemos uns aos outros. Nós realmente precisamos compreender e vivenciar isso. Quando não nos sentimos em comunidade, nossa vida é solitária, quebrada, isolada, sem apoio e sem amor. A vida é a experiência de participar de tudo.”
Roshi Joan Halifax (no ensinamento sobre bodicita que nos ofereceu no ciclo “Mãos e olhos”)

Encontros para a comunidade sonhar e se mobilizar, como um desdobramento natural de tudo o que estamos estudando. O laboratório atual de transformação social se chama “Pensamento profundo, ação eficaz”.

Ciclos recentes para você explorar a qualquer momento

Todos os estudos, ciclos e intensivos que já fizemos seguem inteiramente disponíveis para quem entrar no lugar agora. Cada página especial inclui gravações dos encontros, as principais meditações guiadas que fizemos a cada semana nas manhãs de silêncio, práticas sugeridas, referências de aprofundamento e relatos dos participantes. Há participantes refazendo ou fazendo pela primeira vez estudos de 2017, 2018 e 2019, por exemplo.

O lugar existe desde 2013. Aqui estão apenas os ciclos que fizemos em 2021 e em 2020:

Continuidade ao longo de todo o ano

Durante todo o ano, seguimos toda semana com: conversa ao vivo sobre a prática da semana (como parte ou não de um ciclo maior), conversas no fórum, rodas de auto-organização da comunidade e manhãs de silêncio.

Quer participar?

Se quiser participar de tudo isso, basta entrar na comunidade do lugar.

Um grande abraço e seguimos!